ênfase da Educação Física em Ponta Porã e Região
Por Patrícia Corrêa Zanela Silveira (Autor), Ovando Maria Glória Antunes (Autor), Cristiane Paixão Passos (Autor), Vanessa Benitez Cantaluppi (Autor), Wanessa Pucciariello Ramos (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
Este artigo tem por objetivo ampliar os conhecimentos acerca das recomendações para a Educação Física Escolar, tomando por base as informações disponibilizadas pelo Sistema CONFEF/CREFs e estudo realizado anteriormente sobre a história e reconhecimento da disciplina de Educação Física em Ponta Porã e região. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, buscando-se referenciais para embasamento teórico. Justifica-se a relevância da pesquisa sobre o tema pelo fato que éfundamental compreender o papel da Educação Física na escola atualmente e buscar apresentar reflexões acerca do assunto que auxiliem na elaboração de novas propostas pedagógicas para a disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que a Educação Física em seu processo histórico, passou por várias concepções, no entanto, existem, ainda, inúmeras dificuldades a serem superadas no contexto educacional, referentes à quantidade e qualidade de materiais pedagógicos e condições de estrutura física para o desenvolvimento das aulas. Nessa trajetória, também, observa-se que o Profissional de Educação Física passou a ser reconhecido como responsável qualificado e legalmente habilitado, com competências específicas para aplicar conhecimentos com fins educativos e científicos, às possíveis formasde expressão da atividade física e do movimento humano