Engajamento em Atividades Físicas e Esportivas na Fase de Experimentação da Carreira de Atletas Adultos de Voleibol
Por Carine Collet (Autor), William das Neves Salles (Autor), Margareth Porath (Autor), Alexandra Folle (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo da investigação foi analisar a associação do tipo de atividades físicas e esportivas realizadas na fase de experimentação da carreira (6-12 anos de idade) com o sexo e a classificação final no campeonato de atletas adultos de voleibol. Participaram deste estudo descritivo 88 atletas de voleibol atuantes nos Jogos Abertos de Santa Catarina/Brasil de 2015. Os dados foram coletados por meio de questionário acerca do engajamento em atividades físicas e esportivas em cada fase da carreira esportiva e analisados estatisticamente no Software SPSS 23 (teste qui-quadrado, p<0,05). Os resultados demonstraram associações significativas do tipo de atividades praticadas com os sexos e com a classificação final no campeonato. Enquanto 83,3% dos atletas do sexo masculino participaram de atividades variadas, 47,1% das atletas do sexo feminino praticaram atividades variadas e 21,4% praticaram somente voleibol. Em relação à classificação final, percebeu-se que 35,3% dos atletas finalistas e 66,7% dos atletas que disputaram o terceiro lugar praticaram atividades físicas e esportivas variadas na fase de experimentação. Os últimos colocados na competição foram, em sua maioria, atletas que praticaram voleibol e mais uma atividade (54,5%). Concluiu-se que as atividades realizadas pelos atletas de voleibol foram diferentes entre os sexos, provavelmente porque os meninos costumam ter maior envolvimento com atividades físicas e esportivas do que as meninas. Além disso, muitos dos atletas que subiram ao pódio praticaram atividades variadas no início da carreira, confirmando que as vivências esportivas diversificadas nesta fase exercem influência sobre o desempenho esportivo futuro em uma modalidade específica.