Engajamento estudantil nas organizações estudantis e a importância para formação profissional dos alunos
Por Leandro Carlos Mazzei (Autor), Isaac Aparecido Caldeira Rodrigues Dos Santos (Autor), Laís de Lima Amaral (Autor), Lucas Alexandre de Carvalho (Autor), Ana Júlia Martins de Souza (Autor).
Resumo
Da perspectiva da gestão do esporte e do desenvolvimento do gestor esportivo, sabe-se que as experiências acumuladas pelo indivíduo e a sua formação no ambiente de aprendizagem educacional, elevam as chances de uma melhor atuação nesta área (Quinaud et al., 2019). Porém, um dos obstáculos para a aprendizagem é que ela se conecte com o mundo real, pois é necessário considerar a relação entre teoria e prática (Illeris, 2009). Neste sentido, seria o engajamento nas organizações estudantis (OEs) um significativo ambiente para o processo formativo dos alunos de graduação? Qual a importância desses contextos na vida universitária sob a ótica dos seus membros? O engajamento discente em atividades de cunho esportivo no ensino superior pode influenciar a formação de futuros gestores e gestoras do esporte? O engajamento estudantil pode ser entendido como a dedicação e experiências vivenciadas durante a vida acadêmica dos alunos em uma universidade, contempla também as atividades desenvolvidas de forma extracurricular, tornando-se parte essencial do processo formativo (Silva & Ribeiro, 2020; Carneiro & Pedreira, 2021). Objetivo: Este estudo almejou compreender a importância do engajamento dos alunos em organizações estudantis de cunho esportivo da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, com o intuito de entender os possíveis impactos na formação profissional de seus membros, inclusive com relação à gestão do esporte. Métodos de Análise de Dados: A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, tendo em vista as poucas pesquisas na literatura sobre o tema. Foram selecionadas 5 OEs da FCA que atendiam aos critérios da pesquisa, dentre elas: 3 Associações Atléticas Acadêmicas, 1 Empresa Júnior e 1 Social de Voluntariado com cunho esportivo. Coletamos os dados por meio de um formulário com questões abertas e fechadas, dividido em duas etapas, a primeira foi dedicada a coletar dados básicos (idade, curso, organização estudantil, área que atua) e na segunda etapa colhemos informações ligadas diretamente com engajamento discente por meio de duas perguntas abertas e cinco questões fechadas com escala de Likert de 1 a 5 (“discordo totalmente” e “concordo totalmente”) (Nogueira, 2002). Por conseguinte, os dados qualitativos foram analisados através de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Já as informações quantitativas foram tratadas através de estatística descritiva (Creswell, 2010).