Resumo

Da perspectiva da gestão do esporte e do desenvolvimento do gestor esportivo, sabe-se que as experiências acumuladas pelo indivíduo e a sua formação no ambiente de aprendizagem educacional, elevam as chances de uma melhor atuação nesta área (Quinaud et al., 2019). Porém, um dos obstáculos para a aprendizagem é que ela se conecte com o mundo real, pois é necessário considerar a relação entre teoria e prática (Illeris, 2009). Neste sentido, seria o engajamento nas organizações estudantis (OEs) um significativo ambiente para o processo formativo dos alunos de graduação? Qual a importância desses contextos na vida universitária sob a ótica dos seus membros? O engajamento discente em atividades de cunho esportivo no ensino superior pode influenciar a formação de futuros gestores e gestoras do esporte? O engajamento estudantil pode ser entendido como a dedicação e experiências vivenciadas durante a vida acadêmica dos alunos em uma universidade, contempla também as atividades desenvolvidas de forma extracurricular, tornando-se parte essencial do processo formativo (Silva & Ribeiro, 2020; Carneiro & Pedreira, 2021). Objetivo: Este estudo almejou compreender a importância do engajamento dos alunos em organizações estudantis de cunho esportivo da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, com o intuito de entender os possíveis impactos na formação profissional de seus membros, inclusive com relação à gestão do esporte. Métodos de Análise de Dados: A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, tendo em vista as poucas pesquisas na literatura sobre o tema. Foram selecionadas 5 OEs da FCA que atendiam aos critérios da pesquisa, dentre elas: 3 Associações Atléticas Acadêmicas, 1 Empresa Júnior e 1 Social de Voluntariado com cunho esportivo. Coletamos os dados por meio de um formulário com questões abertas e fechadas, dividido em duas etapas, a primeira foi dedicada a coletar dados básicos (idade, curso, organização estudantil, área que atua) e na segunda etapa colhemos informações ligadas diretamente com engajamento discente por meio de duas perguntas abertas e cinco questões fechadas com escala de Likert de 1 a 5 (“discordo totalmente” e “concordo totalmente”) (Nogueira, 2002). Por conseguinte, os dados qualitativos foram analisados através de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Já as informações quantitativas foram tratadas através de estatística descritiva (Creswell, 2010).

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