Resumo

Esse ensaio tem como objetivo analisar estudos de evidenciação contábil dos clubes do futebol brasileiro com base na teoria da divulgação, buscando-se identificar questões ainda não resolvidas e oferecer oportunidades para pesquisas futuras. Os benefícios associados à divulgação, como um maior retorno do investimento e redução do custo de capital, estão relacionados ao ambiente empresarial. O ensaio discute a existência de duas limitações ao considerarmos os clubes de futebol. A primeira envolve a capacidade da contabilidade em cumprir o seu papel de retratar a realidade econômico-financeira dessas organizações. A segunda é o requisito de expectativas racionais dos stakeholders. Verifica-se que a lógica que permeia as relações dos clubes com stakeholders não é necessariamente racional, considerando a existência de um componente passional muito forte, o que pode diminuir a relevância da divulgação nesse setor. Em virtude dessas limitações, conclui-se que os clubes não apresentam os mesmos benefícios esperados pela teoria da divulgação, o que pode justificar seu baixo nível de divulgação.

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