Ensinando o esporte a partir do ponto de vista feminista Tensões da epistemologia feminista para a pedagogia do esporte
Por Bruna Saurin Silva (Autor), Mariana Zuaneti Martins (Autor).
Resumo
Ao longo do século XX as mulheres foram impedidas ou desincentivadas à prática de esportes, entretanto, nas últimas décadas, essa participação vem crescendo. Esse crescimento deve-se a esforços institucionais recentes, os quais, todavia, não são acompanhados pelos esforços acadêmicos e científicos. Propomos então, pensar a problemática da participação esportiva das mulheres sob a ótica dos estudos feministas, tendo como objetivo revisitar as epistemologias feministas que corroboram para a reflexão. Como resposta, destacamos a necessidade de: outorgarmos a capacidade das meninas em agenciar soluções relacionadas a sua prática esportiva; distanciarmos dos discursos que as colocam como problema a ser resolvido dentro dos esportes; promover uma difusão do poder, envolvendo, sobretudo, uma participação heterogênea dentro desses espaços; e trabalhar a partir do prazer e da autonomia como mecanismos do jogar.