Ensinando Práticas Corporais de Origem Afrobrasileira e Africana na Educação Física Escolar1
Por Arestides Joaquim Macamo (Autor), Naiade Schardosim de Azevedo (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 4, n 1, 2013. Da página 24 a 36
Resumo
Analisamos aspectos da experiência de ensino em educação física escolar, numa turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal, no período de setembro a dezembro de 2012. Procuramos analisar o trato pedagógico dos conteúdos relacionados a implementação da lei 10.639/03, atenta às desigualdades, contemplando a cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal dividimos a nossa intervenção em três categorias: (1) danças de Moçambique e Angola, marrabenta e Kuduro, (2) o navio negreiro e as condições desumanas de transporte dos escravos e (3) resistência escrava no Brasil, incluindo a situação atual do negro. Percebemos grande interesse e participação nas atividades desenvolvidas, pois pareceu se iniciar uma compreensão do corpo como uma construção histórica – social.