Ensinar Para Compreensão: Fundamentação Teórica Para a Educação Física Escolar
Por Rodrigo Luiz Vecchi (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 18, n 4, 2010. Da página 62 a 72
Resumo
Um determinado conhecimento é considerado compreendido por alguém quando pode ser transformado e adaptado a situações diferenciadas. Essa premissa é transmitida pela teoria “Teaching for Understanding” (TFU). Buscando avaliar como são desenvolvidas as aulas de Educação Física nas instituições que utilizam essa teoria na fundamentação do seu ensino, analisamos, primeiramente, três escolas em Buenos Aires. A partir desse diagnóstico, fomos analisar essa situação no Brasil. Em São Paulo, encontramos uma escola e optamos em estudá-la através de um estudo de caso. Essa pesquisa ainda se propôs apontar diretrizes para o desenvolvimento de aulas de Educação Física fundamentadas no EpC. Entre as orientações didáticas apontadas, foi sugerido que, para que um ensino objetive a compreensão do aprendiz, deve reconhecer os diferentes potenciais dos alunos, baseando-se nas experiências de vida, incentivando assim, uma aprendizagem crítica, reflexiva e autônoma, e que, através de desafios, os alunos sejam estimulados a solucionarem problemas motores.