Ensino a Distância na Educação Superior: Um Estudo do Perfil Discente em Santa Catarina
Por Alexandre Schiestl (Autor), Margarete Catarina Anselmo (Autor), Fernando Dias de Liz (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 278, n 26, 2021.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil dos pós-graduandos matriculados no curso de ensino a distância (Ead) no estado de Santa Catarina. Para o estudo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) apresentar os motivos e vantagens de ingressar em um curso Ead, b) verificar os níveis de satisfação com o curso Ead, c) demonstrar o grau de interação dos pós-graduandos com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A aplicação de questionário on-line por meio da plataforma Google Docs foi à metodologia utilizada para chegar aos resultados, dos quais demonstram que as grandes vantagens de se cursar uma graduação Ead é o tempo, assim gerando uma maior satisfação com o curso escolhido. Também durante a pesquisa possibilitou-se avaliar as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e dentre as inúmeras opções quais são as mais e as menos acessadas e ou requisitadas para o desenvolvimento das atividades propostas pelo corpo docente da instituição.
Referências
Affonso, S.A.B., e Gomes, L.R. (2013). Conhecendo as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos dos Cursos de Graduação Modalidade Ead: reflexões iniciais. Revista Ead & Tecnologias Digitais na Educação, 1(2), 22-31. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3257/1770
Alves, L. (2011). Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10(7), 83-92. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235