Resumo

Este trabalho tem como objetivo primordial discutir possibilidades de ensino-aprendizado da Capoeira na educação física escolar compreendendo-a como uma linguagem na qual sua gestualidade, sua musicalidade, seus aspectos históricos e sua ritualidade compõem um acervo a ser apropriado pelos alunos de modo que eles possam compreendê-la e praticá-la. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa que englobou um trabalho de campo dividido em duas fases: 1º. Curso de Capoeira para professores de educação física que atuam no ensino fundamental da rede pública da Região Metropolitana de Campinas; 2ª. Acompanhamento das aulas de Capoeira desenvolvidas por duas professoras no contexto da educação física, para turmas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A análise do curso de Capoeira para professores procurou focalizar as apropriações realizadas por eles, as interrelações que poderiam ser estabelecidas com sua prática docente e em que medida os assuntos tratados no curso foram suficientes para que desenvolvessem as aulas de Capoeira nas escolas. O acompanhamento e análise das aulas de educação física que abordaram a Capoeira tiveram como finalidade perceber como as professoras trabalharam com os conhecimentos estudados no curso e de que forma esses conhecimentos foram tratados junto aos seus alunos. Como considerações finais da pesquisa, pode-se afirmar que o curso de Capoeira para os professores foi bastante positivo, pois eles tiveram contato com os diferentes aspectos dessa manifestação permitindo que se apropriassem de um repertório básico de gestos, músicas, elementos históricos, lendas e rituais que constituem a Capoeira. Dois pontos que merecem destaque na análise dos resultados gerados nesse curso são: a participação de um Mestre de Capoeira na mediação do processo de ensino-aprendizado dos professores, fato que se mostrou bastante positivo; e a insegurança demonstrada por alguns professores para ministrar o conhecimento Capoeira em suas aulas, que suscitou reflexões sobre o ensino-aprendizado relativo a esse conhecimento na formação continuada de professores de educação física. No que se refere às aulas de educação física que abordaram o tema Capoeira nas escolas, foi percebido que o trabalho das professoras analisadas teve uma boa repercussão entre a maioria dos alunos permitindo que compreendessem a Capoeira como uma linguagem composta por gestos, histórias, músicas e ritos. Porém, notou-se que o seu ensino-aprendizado poderia ser aprofundado se fosse realizado conjuntamente com outras disciplinas, em especial, com o componente curricular: Arte. Por fim, constatou-se que a Capoeira pode constituir-se como um conhecimento relevante que possui um acervo gestual próprio e específico a ser tratado na educação física escolar privilegiando a abordagem das produções culturais do povo brasileiro, merecendo, portanto, ser estudado nas escolas. 

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