Resumo
O esporte é, dentre as várias manifestações humanas, uma das maiores e mais importantes, com granden otoriedade em várias instâncias sociais. Sua abrangência recobre todas as camadas sociais e esferas do poder, e, ainda, variada faixa etária. Desta maneira, torna-se necessária uma visão multidimensional do esporte, não podendo analisá-lo apenas sob um viés; é preciso compreender sua complexidade que se dá em função de sua presença tanto em ambientes sociais públicos como em ambientes privados, a saber: praças, escolas, clubes, ruas, campinhos de várzea, grandes estádios, ginásios, quintais das casas, dentre outros. Em cada um desses locais, é possível perceber uma faceta deste fenômeno sociocultural, com práticas, objetivos e personagens diferentes. Analisar e compreender o processo de ensino e aprendizado nos esportes coletivos–uma das vertentes do esporte– foi, então, o que a pesquisa buscou, com base nas indagações: a)Quais métodos de ensino e aprendizagem de esportes coletivos existem formulados teoricamente e quais são aplicados nas escolas e nos clubes sociais esportivos? b ) Existe diferenciação no s métodos de ensino e treinamento nos esportes coletivos nas escolas e nos clubes sociais e esportivos? Logo, o objetivo do presente estudo foi analisar e descrever os métodos de ensino e aprendizagem de esportes coletivos, estabelecendo uma correlação com o conhecimento e a aplicabilidade que professores e profissionais da cidade de Uberlândia -MG desenvolvem em suas atividades de ensino e aprendizagem para crianças e jovens. Uma investigação dessa natureza é necessária devido a razões históricas da existência de tensões entre os objetivos da Educação Física e sua prática metodológica. Com isso, o estudo investigou questões relativas ao ensino dos esportes coletivos, possibilitando não somente o desenvolvimento pedagógico da área de conhecimento dentro e for a do ambiente escolar, mas, pretendendo, sob novo enfoque, oferecer parcela de contribuição à toda comunidade interessada na realização do esporte. A pergunta de pesquisa que orientou a análise empreendida foi: Quais os métodos de ensino e aprendizagem são utilizados por professores e profissionais nas escolas e clubes sociais e esportivos na cidade de Uberlândia-MG? A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória descritiva. Em relação aos procedimentos, ela se caracterizou como bibliográfica, considerando que foi realizado um estudo detalhado sobre os métodos de ensino e aprendizagem dos esportes coletivos. Também se configurou como uma pesquisa de campo, considerando que foi realizado um levantamento de dados, por meio de questionário. O questionário foi aplicado a 50 professores e profissionais de Educação Física das escolas públicas e privadas e clubes sociais e esportivos do município de Uberlândia -MG.Considerando que o questionário apresentou questões abertas e questões fechadas, a tabulação dos dados foi realizada de duas formas: a) nas questões fechadas, os dados passaram por uma análise de estatística descritiva, para o levantamento de frequência e média para composição de um quadro de repostas e, posteriormente, a elaboração de um gráfico representativo dos resultados para interpretações; b) nas questões abertas, a tabulação foi realizada obedecendo a uma categorização de unidades de significado e a uma triangulação entre as ancoragens e os referenciais teóricos abordados. O levantamento bibliográfico das principais propostas metodológicas de ensino e aprendizagem nos esportes coletivos mostrou uma grande evolução nos conceitos e nos referenciais utilizados na base destas propostas. A pesquisa de campo apontou alguns resultados, a saber: i) os professores e profissionais da cidade de Uberlândia-MG, em sua maioria, não se utilizam de métodos ativos de ensino e aprendizagem nos esportes coletivos, conforme bibliografia; ii) não há diferenciação nos
métodos, no que se refere ao local de atuação, seja na escola ou nos clubes sociais e esportivos. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de se repensar o processo de formação inicial e continuada destes professores e profissionais, já que verificou uma inconstância destes na participação e na produção de novos conhecimentos. É preciso que o espaço de formação seja voltado aos aspectos teórico -práticos da atuação profissional.