Ensino, Aprendizagem e Avaliação da Técnica do Eggbeater em Aulas de Natação
Por Luana Maciel da Silva (Autor), Anita Falk Giuliano (Autor), Flávio Antônio de Souza Castro (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 24, n 2, 2016. Da página 138 a 145
Resumo
O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégia para desenvolver maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma técnica que permite sustentação e deslocamento na posição vertical no meio aquático. O objetivo geral deste estudo foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. O EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças adaptadas ao meio aquático. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. As crianças obtiveram melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. De modo geral, as crianças melhoraram a técnica de execução do EB.