Ensino da Dança em Espaços Não-formais de Ensino: Um Relato de Experiência
Por Arliene Stephanie Menezes Pereira (Autor), Joselita da Silva Santiago (Autor), Symon Tiago Brandão de Souza (Autor), Francisco Eraldo da Silva Maia (Autor), Révea Nágila Castro Nunes (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 3, n 1, 2020.
Resumo
A presente pesquisa discorre sobre o ensino da dança em espaços não-formais de ensino, através do relato de experiência em um projeto social. Para isso, traçamos como objetivos: descrever os benefícios da dança; e registrar a importância do profissional de Educação Física em espaços não-formais de ensino. No que diz respeito aos processos metodológicos esclarecemos que esta pesquisa é de natureza qualitativa, e de narrativa autobiográfica. Ademais, em relação ao projeto social, este era gratuito e aberto, e sem definição de idade e/ou gênero, também somava as suas vivências os saberes da cultura popular, visto que o mesmo realizava festas temáticas, como o carnaval, festa junina e natal, valorizando assim a cultura local; e em que os próprios participantes eram coautores da organização dos eventos. Justifica-se a importância da dança e da atuação do licenciado em espaços não-formais de ensino como forma de uma educação continuada da cultura corporal de movimento. Destacamos que a dança realizada em espaços não-formais de ensino contribui de maneira significativa para o processo de interação social entre diferentes grupos com faixas etárias sociais diversificadas. O qual podemos afirmar que também se constitui como um prolongamento do perpasse de conhecimentos já aprendidos na escola.
Referências
ANTUNES, Beatriz Aparecida.; BRONDANI, Vânia Roscziniesk. Dança no contexto cultural: uma visão docente. In: GOVERNO DO ESTADO, Secretaria de Educação do Paraná. Paraná, 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unicentro_edfis_artigo_beatriz_aparecida_antunes.pdf. Acesso em: 13 jan. 2018.
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? - Guia prático para elaboração e
gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.
BARANCELLI, Lyégie Lys Rodrigues.; PAWLOWYTSCH, Pollyana Weber da Maia. Dança e qualidade de vida: um estudo biopsicossocial. Repertório, Salvador, nº 26, p.273-282, 2016. Disponível: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vIEleovS4D0J:https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/download/17477/11417+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 03 jan. 2018.
BENDRATH, Eduard Angelo. Escola, educação não-formal e a formação do profissional de educação física. Motrivivência, n 35, P. 286-300 Dez./2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2175-8042.2010v22n35p286/18098. Acesso em: 06 mai. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 1999.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos.; DARIDO, Suraya Cristina. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 176-185, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a18.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.
FRANCO, Neil.; FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, Salvador, nº 26, p.266-272, 2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/17476/11416. Acesso em: 01 de mai. de 2018.
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55 o 53, abril/2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a03v2153.pdf. Acesso em: 24 mar. 2018
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf Acesso em: 16 mar. 2018.
HASS, Aline Nogueira.; GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. Canoas. Ed. ULBRA, 2006.
LABAN. Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
MACIEL, Walery Luci da Silva. Projetos sociais: livro didático Palhoça: UnisulVirtual, 2015. Disponível em: https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/recurso/14690/pdf/projetos_sociais.pdf. Acesso em: 23 mar. 2018.
MEDEIROS, Ana Gabriela Alves; SANTOS Soraya Ramini Sena. A dança como conteúdo das aulas de educação física: uma perspectiva a partir dos parâmetros curriculares nacionais. Anais do V Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Guanambi, Bahia, Brasil, setembro, 2014. ISSN: 2179-815X. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5conece/uneb/paper/view/6437/3319. Acesso em: 23 abr. 2018.
MEIER, Juline Kuhn.; KAUFMANN, Lisete Hahn. Os benefícios da dança para o desenvolvimento do ser humano. 2015. Anais do 6º Seminário de Iniciação a pesquisa da FAI Faculdades. Disponível em: http://faifaculdades.edu.br/eventos/SEMIC/6SEMIC/arquivos/resumos/RES18.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
MELO, Maria Maísa Mourão. A dança na educação física escolar. Universidade de Brasília Faculdade de Educação Física. Porto Velho-RO, 2012. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4586/1/2012_MariaMaisaMouraodeMelo.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.
MARBÁ, Romolo Falcão.; SILVA, Geusiane Soares da.; GUIMARÃES, Thamara Barbosa. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.9, n.1, fevereiro 2016. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/77/Artigo_3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.
NÓBREGA, Teresa Petrucia. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar... Natal: IFRN, 2015.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2001. p.14-96.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Manual (pós-graduação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão: UFG, 2011.
PASSEGI, Maria da Conceição.; SOUZA, Elizeu Clementino de.; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 15 fev. 2018.
PAULA, Daniel Augusto Meira de. Dança de salão: história e evolução. 2008. Trabalho de conclusão (licenciatura – Educação Física) -Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro: [s.n.]. Disponível em: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/CENA/DOC/DOC000000000044541.PDF. Acesso em: 23 jul. 2018.
PINTO, Nádia Maria da Silva. A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física. Fundação Karning Bazarian Faculdades Integradas de Itapetininga Curso de Educação Física. Itapetininga, SP. 2008.
SILVA, Ângela Ferreira da. Projeto dança criança e escola cidadã: o aprendizado da dança e a construção de significados. 2007. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação). Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3543/1/399719.PDF. Acesso em: 25 mai. 2019.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUSA; Maria Goreti da Silva.; CABRAL; Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 149-158, jul./dez. 2015. Disponível: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149/102. Acesso em: 02 mar. 2018.
SOUZA, Jaqueline Cristina Luciano de.; METZNER, Andreia Cristina. Benefícios da dança no aspecto social e físico dos idosos. Revista Fafibe On-Line, n.6, p. 8–13, nov. 2013. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/11122013185614.pdf. Acesso em: 20 de mar. 2018.
STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, ano XXI, nº 53, abril/2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100005&script=sci_arttext. Acesso em 19 de abr. de 2020.
VICTOR, Daisy Maria. A transdisciplinaridade e a dança no espaço escolar. In: Algumas perguntas sobre dança e educação. TOMAZZONI, Airton.; WOSNIAK, Cristiane.; MARINHO, Nirvana. (Orgs). Joinville: Nova Letra, 2010.
VIEIRA, Valéria M.; BIANCONI, Lucia.; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Cienc. Cult. v. 57, n.4. São Paulo. Oct./Dec. 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo. Acesso em: 18 de fev. 2018.