Resumo
Neste trabalho o autor investiga a presença das concepções espontâneas dos alunos sobre os fenômenos físicos na prática educativa dos professores de Física do ensino médio. Aborda as mudanças de estratégias de ensino do professor diante da inserção das concepções espontâneas nas aulas de Física, apontando aspectos como interesse, motivação, dinâmica da aula e o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida com três professores de Física e oitenta alunos da primeira série do ensino médio em uma escola técnica estadual do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no município de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo. Na metodologia para a coleta das informações, utilizou-se da Observação Participante e de questionários. A pesquisa apresenta alternativas de como desenvolver a relação entre os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a sala de aula e o conhecimento científico. Mostra também que a utilização desses conhecimentos como subsídio ao ensino muda a qualidade do rendimento e da aprendizagem dos alunos.