Resumo

Introdução: A prática do voleibol vem se expandindo no Brasil manifestando-se de várias formas na sociedade, em diversos lugares e para múltiplas finalidades, por isso deve ser motivo de reflexão também na iniciação esportiva. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar uma Unidade Didática (UD) de iniciação ao voleibol, baseada na compreensão da lógica tática do jogo. Método: A pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa-ação e foi organizada em três etapas: levantamento diagnóstico com professores de voleibol do SESC São Paulo; elaboração de uma UD; implementação e avaliação da UD. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro sob o parecer 1.815.367. Resultados: “Observar a quadra adversária e passar a bola nos espaços vazios” foram as maiores dificuldades dos alunos iniciantes apontadas pelos professores do SESC. A UD (cinco aulas) foi elaborada e implementada com esses elementos táticos a partir do modelo Teaching Games for Understand (TGfU). Os principais resultados indicaram que apesar dos alunos estranharem o modelo de aula proposto, que incluía resoluções de problemas e muitos questionamentos, se esforçaram para conseguir jogar, ou seja, se adaptaram aos problemas impostos pelas tarefas. Os momentos de conscientização tática fizeram com que eles notassem a importância de reconhecer os espaços vazios na defesa adversária. As tarefas foram elaboradas para que em cada aula houvesse complementação dos conteúdos e aumento da complexidade. Dessa forma, na última aula eles puderam usar todas as possibilidades indicadas na UD. Observou-se no último jogo proposto, que 43% das disputas de pontos tiveram alunos jogando a bola com clara intenção e direcionamento para a quadra adversária, um aumento considerável quando comparado ao primeiro jogo no início da UD. Conclusão: Apesar das dificuldades técnicas, o TGfU favoreceu os alunos iniciantes a jogarem o voleibol com intenções táticas.

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