Ensino da Sistematização de Experiências no Componente de Pesquisa da Formação de Profissionais em Educação Física da Universidade de Antioquia, Colômbia
Por José Fernando Tabares (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 55, 2018. Da página 177 a 193
Resumo
O objetivo deste trabalho foi a recuperação do seminário de pesquisa VII, oferecido aos estudantes do programa de educação física da Universidade de Antioquia em Medellín-Colômbia, no segundo semestre acadêmico de 2016. Para isso, foi sistematizada a experiência, a partir das informações coletadas através da reconstrução da rota com linhas de tempo, coleta e organização dos registros, avaliação de processos e interpretação crítica. Isso tornou possível explicar seus elementos constituintes. Nesse sentido, essa forma de pesquisa foi identificada como uma possibilidade de pesquisa formativa para a maioria dos futuros profissionais que não realizarão como pesquisadores, mas nos diferentes campos de ação; também nos permitiu enfrentar o objeto e as formas mais relevantes de produção de conhecimento. Finalmente, o processo ajudou a identificar os aspectos centrais que contribuem para o fortalecimento do Seminário.
Referências
Fuentes primarias
Matriz de reconstrucción del Seminario: MR
Matriz Evaluación Seminario: Ev.
Matriz identificación factores favorecedores y obstaculizadores de la experiencia. MFFO.
Fuentes secundarias
CRISORIO, R. Educación Física e identidad: conocimiento, saber y verdad. Viref Universidad de Antioquia, pp. 1-16. Disponible en http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/memorias_expo/educacion_fisica/ef_identidad.pdf. Acceso en 30 jun. 2017.
JARA, O. Para sistematizar experiencias: una propuesta teórica y práctica. San José de Costarrica: Centro de estudios y publicaciones, Alforja, 1994
Mejía, M. La sistematización. Empodera y produce saber y conocimiento. Bogota-Colombia: Ediciones desde abajo, 2013
PINILLOS, J. La constitución del campo de la educación física en Colombia en el periodo comprendido entre 1968 y 1991. Recorde: Revista de História do Esporte Artigo v. 4, n. 2, pp. 1-23. 2011
SÁNCHEZ, R. (2014) Enseñar a investigar. Una didáctica nueva de la investigación en ciencias sociales y humanas. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2014
TABARES, F., MOLINA, V.; CUERVO, I. (2014) Guía para la sistematización de experiencias. Recuperación del saber y del ser en ocio, deporte, educación física y actividad física. Recuperado de http://www.cepalforja.org/sistem/bvirtual/?p=1159. Acceso en: 25 jun. 2017.
TORRES, A. Producción de conocimiento desde la investigación crítica. NÓMADAS. Colombia, Bogotá, n. 40, p. 68-83, 2014
VAZ, A. (1999) Aprender a produzir e mediar conhecimentos: urn olhar sobre a pratica de ensino de Educacao Fisica. Santa Catarina-Brasil. Motrivivencia, v. 21, n. 13, p. 11-34, 1999