Resumo
O objetivo desta dissertação é analisar de que forma o tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física, e como esse conteúdo pode ressignificar o entendimento dos alunos sobre essa temática. O estudo foi estruturado no modelo escandinavo, composto por dois artigos. O primeiro deles trata-se de uma revisão narrativa, que objetivou compreender como a temática saúde foi concebida de maneira histórica e entender como está inserida nos referenciais curriculares. Para tanto, fez-se um levantamento de artigos originais ou de revisões relacionadas a temática saúde e/ou atividade física nas aulas de Educação Física entre 2017 e 2020. Mostrou-se que a Educação Física escolar consegue gerar conhecimentos e mudanças nos hábitos de vida para uma rotina saudável. Destaca-se também a necessidade de discussão do currículo a fim de melhorar a prática dos professores de Educação Física. O segundo artigo apresenta a análise de uma intervenção pedagógica acerca da temática saúde na Educação Física Escolar, em uma turma de quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, e traz reflexões do professor-pesquisador sobre sua prática. Caracterizada como um estudo de intervenção pedagógica de natureza exploratória e descritiva, os dados foram coletados por meio de dois questionários, o PAQ-C para as crianças e o IPAQ- Versão curta para seus pais, totalizando 112 sujeitos na pesquisa. Durante o processo de intervenção foram construídos portfólios com as crianças acerca da temática trabalhada e utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) para interpretar os resultados dessas aulas. Frente aos resultados, denota-se falta de estudos com relação a temática saúde nas aulas de Educação Física, causando um distanciamento com a realidade escolar. Os referenciais curriculares não apresentam uma sustentação de conteúdo capaz de subsidiar as aulas de Educação Física acerca da temática saúde. Foi possível ressignificar o entendimento dos estudantes sobre o assunto “saúde” nas aulas de Educação Física, oportunizando um conhecimento amplo sobre o tema.