Ensino das Lutas: dos Princípios Condicionais Aos Grupos Situacionais
Por Mariana Simões Pimentel Gomes (Autor), Márcio Pereira Morato (Autor), Edison Duarte (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor).
Em Movimento v. 16, n 2, 2010. Da página 207 a 227
Resumo
Este estudo buscou classificar e identificar princípios comuns no ensino das Lutas. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e mestres em diferentes modalidades. Após a Análise de Conteúdo dos dados, percebemos que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/ alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura de sua dinâmica interna. Desta forma, foi possível classificar as Lutas com base em denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada, visando ao desenvolvimento global do aluno e não apenas à repetição descontextualizada de gestos técnicos.