Ensino das modalidades esportivas de combate por meio de jogos de oposição na educação física escolar: um ensaio teórico das interrelações com agressividade e violência
Por Rodrigo Paiva (Autor), Pedro Florencio da Cunha (Autor), Manuela Amaral Pinheiro (Autor), Geanderson Olivera (Autor), Danilo Sales Bocalini (Autor), Roberta Luksevicius Rica (Autor).
Resumo
O tema das lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate integra o currículo de Educação Física Escolar estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, é frequentemente subaproveitado pelos profissionais da área, em razão da percepção de que as lutas se interrelacionam com o incentivo à violência, segundo pais, gestores escolares e até professores. A violência e a agressividade são questões de preocupação global e devem ser abordadas no ambiente escolar. Esta revisão teve como objetivo analisar e discutir se, e em que medida, o desenvolvimento da unidade temática lutas e modalidades esportivas de combate na educação física escolar participa de processos relacionados à violência nesse contexto. Um dos aspectos preponderantes para o desenvolvimento de lutas e modalidades esportivas de combate no âmbito da educação física escolar é o tratamento pedagógico adotado pelo profissional de educação física. Os jogos de oposição, operacionalizados sob a perspectiva educacional do esporte se configuram como procedimentos didático-metodológicos adequados para as aulas de educação física escolar quando se perspectiva o ensino de lutas e modalidades esportivas de combate, inclusive, como forma de combate a violência em suas múltiplas formas de manifestação.