Integra

 Este texto tem por objetivo descrever as referências que norteiam uma proposta de trabalho e sua orientação didático-pedagógica para com a Educação Física no contexto escolar no município de Angra dos Reis(AR) - RJ.


 Tal construção tem origem numa proposta de organização que envolve os(as) professores(as) de Educação Física vinculados a Secretaria Municipal de Educação(SME) do referido município e os dados aqui apresentados são frutos de um processo de construção coletiva, resultantes de um acúmulo de discussões e trabalhos em reuniões de coordenação de área e do I Encontro Interdisciplinar da SME-AR(abril/00), levando em conta todo o histórico de ação da Educação Física neste município enquanto disciplina componente de um projeto político-pedagógico nas Unidades Escolares(UE’S) e da própria SME, além de diretrizes norteadoras da SME.


 Sendo assim, vale dizer que este texto é uma construção primeira, síntese do pensamento de um grupo de profissionais de ensino que militam com a Educação Física e que portanto está sujeito e mesmo aberto à todo tipo de modificação de acordo com decisões do mesmo grupo que o construiu.


2. Referências de ordem teórica


 Ao se pensar uma estruturação mais efetiva para o ensino da Educação Física, se optou como uma primeira ação buscar referenciais teóricos que pudessem balizar todo o processo de intervenção do coletivo de professores. Assim, a concepção denominada de pedagogia crítico-superadora ou cultura corporal (como ficou mais popularmente conhecida) foi a corrente de pensamento pedagógico escolhida, se aliando a orientação mediadora como indicadora de intervenção pedagógica.


 Esta escolha acaba se justificando pelo fato desta proposta ser aquela que mais se identifica com as orientações para o ensino no município de AR-RJ e por simbolizar aquilo que se tem como opções de ensino para a Educação Física. Entretanto, diante da concepção de Educação da Rede Municipal de Angra dos Reis, que entende como papel da escola a apreensão, interpretação e intervenção nas problemáticas sociais, tendo em Paulo Freire seu principal aporte teórico, faz-se necessário um maior aprofundamento de sua teoria de forma a buscar um entendimento entre a proposta da Cultura Corporal e a Educação Libertadora, construindo uma orientação mediadora condizente com o movimento de Reorientação Curricular aprovado no I Congresso Municipal de Educação de Angra dos Reis em 1994 e referendado pelo II Congresso em 1999.


3. Concepções norteadoras para a área


 Diversas foram as concepções indicadas pelo grupo construtor da proposta, que tem o papel de serem representativas dos anseios deste coletivo de professores para a Educação Física em sua inserção na escola. Estas concepções tem a intenção de representarem de certa forma, os objetivos gerais para o ensino da Educação Física em AR-RJ.


 De forma pontual, as concepções indicadas, são estas: Realidade local, Contextualização, Historicidade do conhecimento, Criticidade, Socialização, Interação social, Intervenção social, Transformação, Conscientização corporal.


 Estes tópicos, são elementos que tem por base a inserção de elementos típicos da Educação Física, em planos mais gerais de caráter educacional. Com isto, se busca com uma noção mais ampla das possíveis ações da área, interferir e colaborar na construção de uma educação que possa contribuir efetivamente na formação de homens e mulheres, capazes de agir de forma autônoma na consolidação de uma cidadania plena e total, podendo ter uma leitura acerca do modelo de sociedade vigente, de suas contradições e orientações e assim, poder intervir de forma a buscar uma modificação do status-quo, se valendo de suas relações corporais com a cultura.


4. Conteúdos indicados


 Para dar cabo as orientações e poder agir efetivamente tendo como base as concepções já citadas, foram elencados conteúdos que podem ser significativos nesta ação, à saber: Jogos recreativos e pré-desportivos, Danças, Lutas, Folclore, Ginástica, Expressão corporal, Mímicas, Representações, Malabarismos , Atividades rítmicas.


 Os conteúdos indicados fazem parte de um leque de opções de atividades corporais que podem ser consideradas típicas da Educação Física escolar e junto à estes, se associam outras formas de construção de expressão corporal que foram identificadas como sendo de valia para alavancar condições de se tentar alcançar uma formação mais plena e completa. Entende-se que estes conteúdos devem ser historicizados, contextualizados e através deles o que se busca é alcançar uma maior qualidade de vida(saúde, educação, lazer, meio-ambiente).


 É importante frisar que tais conteúdos não representam finalidades em si mesmos, mas sim são instrumentos que a área possui para entender e possibilitar a intervenção na realidade social. Desta forma, a seleção dos mesmos deve corresponder às necessidades de análise das problemáticas sociais apontados pelo Projeto Político Pedagógico construído em cada Unidade Escolar.


5. Ação pedagógica


 Para se fazer acontecer as propostas anteriores, estabelecendo a relação entre os conteúdos elencados e as concepções gerais para a área, se definiram algumas diretrizes de ordem didática, que visam ser elementos indicadores sobre como se propõe de modo geral a organização das aulas.


 As ações indicadas, são orientações gerais e que portanto demandam atenção específica para as particularidades, necessidades e interesses de cada grupo de trabalho, além de se antenar com as características de cada professor ou professora.
As ações indicadas, são: Traçar o perfil do grupo (avaliação diagnostica da realidade), Construção coletiva do programa, Interdisciplinaridade, Professor enquanto mediador do conhecimento, Dialética, Afetividade (relação professor/aluno).


6. Avaliação


O grupo de professores apontou para a avaliação as seguintes dimensões: diagnóstica, contínua, formativa, integradora, contextualizadora.
Vale citar que em AR-RJ, a avaliação é feita na forma de conceitos (s,p e n) que se vinculam aos objetivos construídos.


7. Planejamento


 Aqui se busca apresentar o modelo inicial de planejamento de área que se construiu, tendo em conta o referencial já citado,



Princípio norteadores da ação pedagógica: Radicalidade, Rigorosidade, Totalidade.
Princípios teleológicos: Intervenção social, Participação, autonomia (criticidade, criatividade).

Projeto de escolarização


diretrizes gerais Eixo norteador
Conceitos norteadores CULTURA CORPORAL
IDENTIDADE
TEMPO/ESPAÇO
MOVIMENTO
PROCESSO
Este modelo como já se disse foi construído coletivamente durante o I Encontro Interdisciplinar da secretaria Municipal de Educação de Angra dos reis, que se deu entre os dias 12 e 14 de abril de 2000.
A partir deste modelo geral, se tenta agora em cada Unidade Escolar com seu grupo de professores construir um planejamento que se coadune com as especificidades de cada espaço, onde se buscará construir a rede de interligação entre o eixo norteador e os conceitos norteadores


7. Conclusão


 Como visto, este texto apresentou de forma ainda que inicial os pensamentos e as orientações de ação para a Educação Física em AR-RJ. Se tentou mostrar como se está pensando a área no espaço escolar na realidade desta rede de ensino.
Foram colocadas as vertentes e as proposições para a atuação docente, sempre tendo em mente a necessidade de se estar num constante fazer e refazer, típicos de uma proposição educacional comprometida com a questão da qualidade, neste caso especificamente a social.


 Fica assim claro que este mesmo texto, neste momento, representa uma posição inicial que merece ser acrescido com os avanços obtidos em cada Unidade Escolar, para que se tente assim com o galgar dos tempos, colher frutos de todo um processo de construção coletiva, tentando com isto, buscar atingir uma completude possível.


 Referências bibliográficas


 Coletivo de autores. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Lovisolo, Hugo. Educação física, a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
Saviani, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez e Autores associados, 1991.