Ensino de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental via tema de pesquisa diálogos com a comunicação e mídia
Por Allyson Carvalho Araújo (Autor), Joyce Mariana Alves Barros (Autor), Felipe Santos de Oliveira (Autor), Joseildo Anderson Alves da Silva (Autor).
Resumo
O manuscrito tem o objetivo de relatar de forma problematizada o acionamento de recursos educacionais digitais (REDs) junto ao componente de Educação Física em anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma estrutura curricular pautada no tema de pesquisa. Trata-se de um relato de experiência problematizado e que experimenta articular um modelo curricular específico, por tema de pesquisa, com objetos de conhecimento específico da Educação Física (esporte) e o contexto social (copa do mundo de futebol), em diálogo com o tema emergente de mídias e tecnologias. À luz da teoria da mídia-educação foram acionadas mídias digitais para compor elos entre o tema de pesquisa, o Japão, o consumo cultural dos estudantes e a copa do mundo de futebol. Destaca-se a potencialidade da articulação como forma de considerar o protagonismo da criança no processo ensino aprendizagem a partir de seu consumo, leitura crítica e produção midiática, bem como a mobilização competência digital docentes envolvidos, especificamente na dimensão dos usos de tecnologia no campo didático.