Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar um conjunto de intervenções de futsal inserido nas discussões sobre igualdade de gênero para a aprendizagem dos e das estudantes, tendo como referencial téorico Louro (1997) e Altmann (2015). As intervenções ocorreram em uma escola pertencente ao Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo durante a aulas de eletiva. A amostra contou com 35 estudantes, sendo 25 pertencentes ao grupo da intervenção e 10 do grupo controle. O grupo da intervenção foi constituído de 4 meninas e 21 meninos, e o grupo controle, composto de 8 meninos e 2 meninas, ambos os grupos com participantes na faixa etária de 10 a 15 anos. O conjunto de intervenções teve a duração de nove semanas, totalizando dezoito aulas (um bimestre letivo), cada aula com duração de 45 minutos. O método se caracterizou como pesquisa descritiva de cunho qualitativo e utilizou como instrumentos para coleta de dados: questionários (inicial e final), questionário de nível de experiência, entrevistas e o instrumento de análise de jogo GPAI Game Performance Assessment Instrument proposto por Griffin, Mitchell e Oslin (1997); Oslin, Mitchell e Griffin (1998). Para análise dos dados coletados dos questionários e entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo, proposto por Bardin (1977). Para o instrumento GPAI, foram elencadas as seguintes categorias para análise: tomada de decisão, execução da habilidade (passe) e apoio/suporte; com base nessas categorias determinou-se a performance e envolvimento no jogo. Os principais resultados apontam para um entendimento dos e das estudantes em relação as exclusões socias existentes no futsal/futebol, de forma a vislumbrar o início de um processo de desconstrução referente a participação feminina nas modalidades. Além disso, foi notável um empoderamento feminino que pôde ser comprovado através das entrevistas e análises dos jogos, que obtiveram índices superiores aos do grupo controle. Portanto, concluiu-se que o conjunto de intervenções contribuiu de forma positiva para o reconhecimento dos/as estudantes em relação as exclusões sociais existentes no futsal/futebol, fator importante na busca de uma justiça social nestes esportes, ademais servindo como propulsor do empoderamento feminino

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