Ensino de habilidades natatórias de autossalvamento na escola com crianças da educação infantil
Por Jonathan Madureira (Autor), Cassia Campi (Autor), Vinicius Martins (Autor), Edson Torres (Autor), Bruna Freitas (Autor), Fabrício Madureira (Autor).
Em 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A OMS, (2022) identifica o afogamento como uma das principais causas de morte em todo o mundo para crianças e jovens de 1 a 24 anos. O afogamento tira tragicamente, mais de 236.000 vidas a cada ano e no Brasil, diversas iniciativas lideradas por profissionais de educação física, têm sido realizadas para minimizar este problema, entre elas, o ensino de habilidades de autossalvamento aquático - HASA (CAMPI et al, 2004), a conscientização dos tutores e crianças sobre os riscos potenciais do ambiente aquático (SCORCINE et al, 2009; SANTANA et al, 2019), bem como, a criação de modelos de avaliação da aquisição das distintas HASA (FLORÊNCIO e MADUREIRA, 2012; PINHEIRO, et al, 2019) têm sido desenvolvidos