Ensino do skate na escola, uma proposta metodológica para fundamental ii
Por Amarildo Domingos Mendes (Autor), Dirck Durães da Silva (Autor), Gustavo Dias de Paula (Autor), Vanessa Senra de Oliveira Fernandes Siqueira (Autor), Cesar Miguel Momesso dos Santos (Autor).
Resumo
A Educação Física em âmbito escolar vem se renovando e seus conteúdos tradicionais dando espaço a novas metodologias de ensino, ampliando as possibilidades de práticas corporais. Mesmo com esse interesse para o novo, o despreparo e a falta de estudos e artigos sobre os esportes radicais abordados não são suficientes para o desenvolvimento e aplicação nas aulas de educação física. Assim o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico das propostas metodológicas de práticas corporais que possam ser utilizadas para desenvolver a modalidade de práticas corporais de aventura/skate nos anos finais do ensino fundamental II, assim como propõe a BNCC. Como processo metodológico buscamos artigos a partir de periódicos indexados em 3 bases de busca (CAPES, SCIELO e SCOPUS) com idioma em português. Para localização dos artigos, utilizamos os seguintes descritores: “skate”, “educação física”, “escola”, “metodologia”, conjugados com os termos "booleanos and” e/ou “or”. Partimos então de um total de 1725 artigos localizados sobre a temática, onde apenas 2 atenderam aos critérios estabelecidos. Como resultado observamos que poucos artigos abordam diretamente a temática skate nas escolas, com poucas abordagens de propostas metodológicas levando a uma série de problemas para a implantação nas aulas. Concluímos assim que é necessário mais investimento e pesquisas sobre a temática, para subsidiar a prática do professor de educação física escolar, e em conformidade com a proposta trazida pela BNCC.