Resumo

A Educação Física em âmbito escolar vem se renovando e seus conteúdos tradicionais dando espaço a novas metodologias de ensino, ampliando as possibilidades de práticas corporais. Mesmo com esse interesse para o novo, o despreparo e a falta de estudos e artigos sobre os esportes radicais abordados não são suficientes para o desenvolvimento e aplicação nas aulas de educação física. Assim o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico das propostas metodológicas de práticas corporais que possam ser utilizadas para desenvolver a modalidade de práticas corporais de aventura/skate nos anos finais do ensino fundamental II, assim como propõe a BNCC. Como processo metodológico buscamos artigos a partir de periódicos indexados em 3 bases de busca (CAPES, SCIELO e SCOPUS) com idioma em português. Para localização dos artigos, utilizamos os seguintes descritores: “skate”, “educação física”, “escola”, “metodologia”, conjugados com os termos "booleanos and” e/ou “or”. Partimos então de um total de 1725 artigos localizados sobre a temática, onde apenas 2 atenderam aos critérios estabelecidos. Como resultado observamos que poucos artigos abordam diretamente a temática skate nas escolas, com poucas abordagens de propostas metodológicas levando a uma série de problemas para a implantação nas aulas. Concluímos assim que é necessário mais investimento e pesquisas sobre a temática, para subsidiar a prática do professor de educação física escolar, e em conformidade com a proposta trazida pela BNCC.

 

Acessar