Resumo

Introdução: O processo de ensino dos jogos e esportes coletivos ainda não encontra uma identidade, e a Educação Física, como parte constituinte da grande área das linguagens tampouco, pois segundo a Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012 que considera a Educação Física como parte da área do conhecimento referente as linguagens, não considerar os aspectos referentes a comunicação na Educação Física é desconsiderar a sua especificidade. A Praxiologia Motriz constitui um conhecimento ôntico sobre os jogos e esportes, sendo estes o objeto de estudo da Educação Física. Objetivo: Analisar os aspectos referentes a comunicação práxica existentes dentro do jogo que são estruturados a partir da lógica interna da Praxiologia Motriz. Metodologia: Caracteriza-se por um trabalho teórico, de caráter qualitativo, onde os dados coletados servem como uma função história e de atualização. Resultados: A Semiotricidade, estruturada a partir da semiótica, tem a função de desvelar os sistemas de códigos e signos, e a troca de mensagens motoras dos jogos e esportes coletivos. Com base nas interações e na Semiotricidade pode estruturar os jogos e esportes coletivos como jogos e esportes de cooperação-oposição, onde cooperar significa uma troca de mensagens claras e objetivas entre companheiros e oposição significa dificultar a troca de mensagens com os adversários (contracomunicação) Conclusões: A Praxiologia Motriz, mesmo não sendo uma concepção de ensino, coloca-se como um saber imprescindível aos professores de Educação Física, principalmente devido a sua estruturação que, através do sistema CAI, centra o ensino dos jogos e esportes de cooperação-oposição nos processos de interação e comunicação. Assim sendo, corrobora inevitavelmente na qualificação dos alunos em relação ao mundo dos jogos e esportes, e seus aspectos referentes a comunicação prática.

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