Resumo

Introdução

Escrever um texto, a convite do professor Jorge Bento, não é fácil: por ter que enquadrar a abordagem na temática nas intenções do XVII Congresso do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa; por ter que aproximar o mesmo a um relato de experiência. Por outro, e valendo-me das palavras de Adroaldo Gaya, ao prefaciar o ensaio de Bento (2008) “Formação de Mestres e Doutores: Exigências e Compe tências”, diria também que não é fácil porque o professor Jorge Bento é um grande pensador experiente pelo tempo de suas andanças e pelas obras que já edificou nesse trajecto. Não obstante, receber o convite do professor Jorge Bento, para que consubstanciasse com este humilde contributo, é uma honra, mas aceitá-lo foi um imenso desafio. O presente texto trata da questão colocada no título. Assim, mantendo-me fiel ao título, a minha apresentação será devotada a uma visão geral do campo do ensino e pesquisa. Em simultâneo tomarei minha própria trajectória como objecto de narrativa e interpretação. Para preparar as bases para o que se segue, é provavelmente desejável gastar alguns minutos na questão fundamental: o que é universidade e qual o seu papel na sociedade moçambicana?

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