Resumo

O objetivo da pesquisa foi caracterizar as escolhas metodológicas de treinadores de basquetebol de jovens atletas e analisar as crenças que sustentam estas escolhas. Trata-se de um estudo qualitativo, de tipo descritivo-exploratório. Os participantes foram três treinadores que atuam com a categoria sub-15. Para coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de entrevista semiestruturada, observação sistemática e procedimentos de estimulação da memória. Para a análise, foi utilizada a análise temática. Os resultados apontam para um perfil de escolhas metodológicas baseado em tarefas analíticas, intervenções de orientação-demonstração e um papel passivo dos atletas; e outro com maior presença de tarefas globais e sintéticas, com participação dos atletas oscilando entre papéis ativo e passivo durante os treinos. As principais crenças que sustentam estas escolhas são: tarefas analíticas e a demonstração aliada à orientação, otimizam a aprendizagem técnica; tarefas similares ao contexto do jogo desenvolvem a autonomia dos atletas frente às demandas do jogo. Estas crenças estão fortemente ligadas às primeiras experiências da vida esportiva destes treinadores no basquetebol.

Referências

AMADE-ESCOT, Chantal. The contribution of two research programs on teaching content: Pedagogical Content knowledge and didactics of Physical Education. Journal of Teaching Physical Education, v. 20, n. 1, p. 78-101, 2000. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.20.1.78

BACKES, Ana Flávia et al. Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.42.2019.284

BAYER, Claude. O ensino dos deportos colectivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

BUNKER, David; THORPE, Rod. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

CARLESS, David; DOUGLAS, Kitrina. Stories as personal coaching philosophy. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2011. DOI: https://doi.org/10.1260/1747-9541.6.1.1

CLARK, Christopher; PETERSON, Penelope. Teacher’ thought processes. In: WITTROCK, M. (ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan, 1986. p. 255-296.

CLEMENTE, Felipe Manuel. Uma visão integrada do modelo teaching games for understanding: adequando os estilos de ensino e questionamentos à realidade da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, p. 587 – 601, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200021

CUSHION, Christopher; JONES, Robyn Lloyd. A systematic observation of professional top-level youth soccer coaches. Journal of Sport Behaviour, Mobile, v. 24, n. 4, 2001. Disponível em: https://www.proquest.com/scholarly-journals/systematic-observation-professional-top-level/docview/215874673/se-2. Acesso em: 10 jan. 2023.

DALLA ROSA, Jean Cargnelutti; BORGES, Robson Machado; FRAGA, Alex Branco. O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores. Revista Com Censo Estudos Educacionais, v. 7, n. 2, p. 35 – 44, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/885/517. Acesso em: 10 jan. 2023.

DAÓLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos, modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 4, p. 99-104, 2002. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/478. Acesso em: 10 jan. 2023.

FREIRE JUNIOR, José Martins; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila. Aparecida Pereira dos Santos. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de educação física: um estudo na cidade de Aparecida/ SP. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 28-46, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p28

GALATTI, Larissa Rafaela et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: Avanços metodológicos dos aspectos metodológicos dos aspectos estratégicos-táticos-técnicos. Revista Pensar a Pratica, v. 20, n. 3, p. 39-54, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.39593

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, v. 8, n. 2, p. 79 – 93, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9207. Acesso em: 10 jan. 2023.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: a diversificação na iniciação em basquetebol. In: RAMOS, Valmor; SAAD, Michel Angillo; MILISTED, Michel. (org.). Jogos desportivos coletivos: investigação e prática pedagógica. 3. ed. Florianópolis: Ed. Tribo da Ilha, 2013.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José Manuel Fernandes (org.). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2. ed. Lisboa: Universidade do Porto. 1994. p. 11-25.

GILBERT, Wade; RANGEON, Sandrine. Current directions in coaching research. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. v. 6, n. 2, p. 217-236, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3111/311126249004.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

Acessar