Ensino Médio: Configurações da Educação Física na área das Linguagens
Por Denise Grosso da Fonseca (Autor), Roseli Belmonte Machado (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2020.
Resumo
Neste artigo nos propomos a discutir as configurações da Educação Física no Ensino Médio a partir das resoluções que a posicionaram na Área das Linguagens, trazendo para o debate a situação nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul. Nosso marco teórico-metodológico é o da pesquisa qualitativa, através de um estudo que abrange dois enfoques: uma análise das recentes legislações que impactam a Educação Física no Ensino Médio e um estudo de revisão, retomando pesquisas que discutem questões curriculares e os efeitos da Educação Física na Área das Linguagens. Consideramos que tal configuração se constitui em uma invenção deste tempo e suas perspectivas curriculares, pedagógicas e epistemológicas parecem estar a procura de seus caminhos.