Resumo

Objetivando testar os conhecimentos sobre Educação Física scolar (EFE), utilizou-se prova teórica individual, com três temáticas: história e ociedade, cotidianidade e qualidade de vida, inásticaesporte e fisiologia. Avaliou-se 280 escolares, média de idade 7,07 anos, 169 moças e 111 rapazes, todos do diurno, de última série do nível médio de ensino (NME), m 11 diferentes escolas, de 11 cidades do RS. Oscilando ntre zero e 10, a maior nota foi 7,5, a menor ,5, com 15,36% delas acima de 5,0. Mesmo não sendo estatisticamente significativas, foram mais levadas as notas médias: das moças comparadas com as dos rapazes, dos escolares residentes em cidades com aculdades de EF comparadas os escolares das cidades sem esse curso, dos praticantes de EFE comparadas com os ispensados destas aulas e dos que somente se exercitavam na escola comparados com os que também o aziam fora dela. Correlacionadamente, elevando-se a renda familiar dos escolares diminuíam-se suas notas. oi estatisticamente significativa a diferença a favor das notas médias dos escolares com três aulas semanais de FE confrontadas com as notas dos escolares com duas aulas. Questões sobre: freqüência cardíaca, lexibilidade e a temática sócio-histórica tiveram menores percentuais de acertos. Valoriza-se a EFE por acreditar er a origem dos conhecimentos encontrados, mas conclui-se que os escolares evidenciaram deficiências ognitivas ao concluírem o NME, com desconhecimentos aproximados da alienação político- ultural, sem assimilação crítica da cultura física scolar e não-escolar, o que dificulta a orientação para a xercitação física permanente, revelando o esgotamento do paradigma desportivo-recreativo escolar. Infere-se à roblemas educacionais, centrados em insuficientes práticas pedagógicas, as quais refletem problemáticas nvolvendo professores, alunos, cultura e sociedade.

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