Resumo

Introdução: A Educação Física no Ensino Médio integrado dos Institutos Federais apresenta entraves comuns às demais escolas que atendem à mesma fase de ensino, como a falta de interesse dos alunos, precarização deste nível de ensino ou o esporte como conteúdo hegemônico. Além disso, os alunos chegam ao ensino médio no IFMT – campus São Vicente com uma bagagem de conhecimentos inconsistentes em Educação Física e confundindo o componente curricular com recreação, lazer e esportes. Objetivo: identificar o que pensam, o que aprendem e o que significam as aulas de Educação Física para alunos do Ensino Médio integrado do IFMT, a partir da relação epistêmica com os saberes apresentados a eles no decorrer de um período letivo. Metodologia: a pesquisa baseou-se nos pressupostos da pesquisa-ação e foi realizada durante todo o ano letivode 2016. Durante todo o processo da pesquisa foram realizadas três espirais cíclicas ou ciclos de ação-reflexão-ação com cada turma pesquisada, entretanto, para este artigo, os dados apresentados referem-se apenas a terceira espiral-cíclica dos 1º anos (turmas do 1B e 1E, participantes da pesquisa), especificamente sobre os dados referentes ao grupo focal que encerra a pesquisa-ação. Resultados: A pesquisa-ação com os 1ºs anos do Ensino Médio integrado do IFMT – campus São Vicente demonstrou a mudança de pensamento dos alunos em relação às aulas de Educação Física que tiveram no Ensino Fundamental, corroborando os objetivos propostos do componente curricular para o Ensino Médio. A coeducação foi destaque nas manifestações dos alunos, indicando a prática pedagógica do professor como elemento central para a efetivação e legitimação da Educação Física na escola. Conclusão: os alunos não apenas apontaram os conteúdos apreendidos, mas os relacionaram à sua vida, ou seja, estabeleceram relação entre os saberes e o mundo; ainda, relacionaram os conceitos apreendidos com a vida deles, para além da sala de aula.

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