Ensino Multidisciplinar Em Natação: Reflexão Metodológica e Proposta de Lista de Verificação
Por Ricardo J. Fernandes (Autor), Carla Carmo (Autor), António Andrade (Autor), Sofia Canossa (Autor), Susana M. Soares (Autor).
Em Motricidade v. 3, n 4, 2007. Da página 82 a 89
Resumo
O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação - a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação - pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água - têm tido no contexto desportivo nacional.