Ensino da Natação: Expectativas dos Pais de Alunos
Por Marcia Perides Moises (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 5, n 2, 2006.
Resumo
Considerando a resistência dos professores para aceitar mudanças metodológicas nos cursos de natação, realizou-se uma pesquisa de campo para conhecer as razões que levam o adulto a aprender a nadar e a que levariam seu filho a aprender a nadar. Entrevistouse 532 pessoas que revelaram motivos ligados à segurança e ao desenvolvimento físico e da saúde. Outra pesquisa foi dirigida à 92 academias para conhecer as razões das desistências dos cursos de natação para crianças, que revelou os fatores: alto custo e insatisfação com a organização e com a metodologia dos cursos. Concluiu-se que há necessidade de incluir o aprendizado lúdico e dismistificar quanto ao aproveitamento da brincadeira e jogos, rever e adequar a metodologia do ensino da natação satisfazendo os interesses do profissional e dos alunos.