Ensino online das lutas corporais: relato de um projeto de extensão
Por Luiz Henrique da Silva (Autor), Brysa Mendes Cardoso (Autor), Antonio Carlos Tavares Junior (Autor), Beatriz de Jesus da Silva (Autor).
Resumo
Apesar das lutas corporais (LC) fazerem parte da cultura corporal de movimento, constata-se que este conteúdo não está consolidado nas aulas da Educação Física escolar brasileira. Dentre outros fatores, professores de Educação Física justificam a insegurança na abordagem das LC em função do contato superficial com a temática na formação inicial e a escassez de materiais didáticos de suporte. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto de extensão “Jiu-Jitsu UESC versus Covid 19”, que consistiu em um programa de ensino de Jiu-Jitsu 100% online, realizado durante a pandemia do coronavírus, em 2020. No período de análise deste relato, o projeto obteve 103 inscrições, sendo a maioria de mulheres que nunca praticaram Jiu-Jitsu. Por meio de um ambiente virtual de ensino foi possível abordar conteúdos teóricos e práticos da arte suave, tendo o processo de avaliação do programa de ensino apontado alto nível de satisfação dos alunos. Diante estes resultados, espera-se que este estudo contribua para a inovação pedagógica na abordagem das LC nas aulas de Educação
Física escolar, a partir do conceito de e-learning e da apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação.