Resumo

Apesar das lutas corporais (LC) fazerem parte da cultura corporal de movimento, constata-se que este conteúdo não está consolidado nas aulas da Educação Física escolar brasileira. Dentre outros fatores, professores de Educação Física justificam a insegurança na abordagem das LC em função do contato superficial com a temática na formação inicial e a escassez de materiais didáticos de suporte. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto de extensão “Jiu-Jitsu UESC versus Covid 19”, que consistiu em um programa de ensino de Jiu-Jitsu 100% online, realizado durante a pandemia do coronavírus, em 2020. No período de análise deste relato, o projeto obteve 103 inscrições, sendo a maioria de mulheres que nunca praticaram Jiu-Jitsu. Por meio de um ambiente virtual de ensino foi possível abordar conteúdos teóricos e práticos da arte suave, tendo o processo de avaliação do programa de ensino apontado alto nível de satisfação dos alunos. Diante estes resultados, espera-se que este estudo contribua para a inovação pedagógica na abordagem das LC nas aulas de Educação
Física escolar, a partir do conceito de e-learning e da apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação.

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