Ensino Superior em Educação Física
Por Mário Ribeiro Cantarino Filho (Autor), Lamartine Pereira da Costa (Autor).
Parte de Atlas do Esporte no Brasil . páginas 489 - 494
Resumo
A função social de educador físico orientador de práticas de atividades físicas para propósitos de desenvolvimento pessoal tem acompanhado a função respectiva ao médico ao longo da história da civilização ocidental. O valor sócio-cultural da prática da medicina já observado na Grécia Antiga continua hoje presente em qualquer sociedade contemporânea, explicando uma demanda profissional jamais reduzida na história. Neste contexto insere-se o educador físico: como o médico, ele já atuava na Grécia Antiga sob o nome de paidotribes, um educador de jovens por meio de exercícios físicos, jogos e música. Este ator social representava um misto de mestre, líder e gestor da palaestra, uma espécie de ginásio e centro cultural das cidades gregas. No Renascimento, ele retorna numa posição central da pedagogia então recriada por impulso das ciências e das artes em renovação. E assim se dispôs até que a Educação Física nome genérico atual de práticas corporais historicizadas em mais de 25 séculos nos países ocidentais (DaCosta, 1999. p.10) fosse deslocada para as instituições escolares quando da universalização do ensino na Europa no século XIX.