Ensino Virtual de Teatro na Pandemia: Estratégias e Desafios Para a Execução de Projetos Culturais
Por Anita Cione Tavares Ferreira da Silva (Autor).
Resumo
Este estudo trata do desenvolvimento de um projeto de ensino de teatro contemplado pelos recentes recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), coordenado e ministrado pela autora. O trabalho consistiu basicamente no oferecimento de oficinas de teatro a adolescentes do município de Seabra, Bahia, e foi realizado de maneira estritamente virtual, resultando na Mostra Cênica Delírios, que aborda a ideia dos efeitos do isolamento social imposto pela pandemia, explorando delírios e sonhos que a solidão desse momento pode suscitar em diferentes faces e expressões. O horizonte teórico-metodológico desta ação cultural é fundamentado nas ideias e procedimentos das pedagogias críticas de Paulo Freire e Augusto Boal, e focaliza as dificuldades e desafios enfrentados pela autora ao mediar a ação teatral por meios remotos, detalhando estratégias empregadas e recursos encontrados no universo online. A autora conclui que as técnicas dos autores citados constituem valioso arsenal para o desenvolvimento de projetos de teatro realizados pelas vias virtuais. Apesar de oferecer possibilidades diversificadas de desenvolvimento de processos criativos, o ensino de teatro remoto ainda exige um grande empenho dadas as limitações que o impedimento de encontros presenciais acarretam.