Resumo

O esporte na escola apresenta contextos de formação do indivíduo e o acréscimo de valores sociais. Os técnicos esportivos escolares operam em um ambiente que impõe muitas pressões sobre eles. Sendo assim, o estresse se manifesta na vida cotidiana como um fator que pode colocar em risco a saúde psicológica e física, bem como pode interferir no bem-estar e na qualidade de vida. O senso de coerência (SC) fundamenta-se na capacidade de vida interna em que o indivíduo consegue expressar um profundo e duradouro, sentimento de confiança. Com isso, no processo de associar o senso de coerência com o estresse e a qualidade de vida, o objetivo geral desse estudo foi analisar a influência do senso de coerência sobre a percepção da qualidade de vida e o estresse em técnicos esportivos escolares. A população desse estudo foi composta por 137 técnicos esportivos de clubes e/ou equipes escolares da cidade de Aracaju, de ambos os sexos, com uma média de idade de ± 36,5 anos, que responderam aos questionários de Antonovsky para avaliar o senso de coerência; Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto de Lipp, a fim de avaliar o nível de estresse e por último o questionário de estado da saúde SF-36. As análises estatísticas foram realizadas através de estatística descritiva, apresentada em mediana, média, desvio padrão, valores absolutos e relativos, calculados através das frequências da amostra e representadas em tabelas de distribuição, foram realizadas análises de correlação de Pearsonn e regressão linear múltipla, somente para as variáveis que apresentaram correlação superior a 0,40 com a variável de desfecho (senso de coerência). Como principais resultados é possível destacar que 60,6% (n=83) dos técnicos não apresentaram a sintomatologia do estresse. Observou-se uma correlação moderada e inversamente proporcional (r= - 0,412, p ≤ 0,001) entre o SC e o Estresse. Foi possível identificar uma correlação fraca entre o SC e aspectos emocionais (r= 0,289, p ≤ 0,001); saúde mental (r= 0,278, p ≤ 0,001) e aspectos físicos (r= 0,219, p ≤ 0,05). No entanto entre SC e Dor (r= 0,432, p ≤ 0,001); Estado geral (r= 0,532, p ≤ 0,001) e Aspectos Sociais (r= 0,555, p ≤ 0,001) observamos uma correlação moderada e diretamente proporcional. Sendo possível predizer na análise de regressão linear calculada a partir da variável desfecho Senso de Coerência [F(4,132)=24,578, p<0,001; R2= 0,427], que aspectos sociais é a que melhor prevê o modelo, assim como na Compreensão do Senso de Coerência [F(3,133)=28,016, p<0,001; R2= 0,387], já no Manejo foi possível verificar que estado geral é a que prediz melhor o modelo [F(3,133)=20,772, p<0,001; R2= 0,319] e na Significância o estado geral aparece como o mais preditivo [F(2,134)=28,757, p<0,001; R2= 0,300]. Diante dos resultados encontrados, conclui-se que o estresse e alguns domínios da qualidade de vida como a dor, estado geral e aspetos sociais são relevantes para a determinação do senso de coerência em técnicos esportivos.

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