Entre a Composição e a Tarefa: Estudo de Caso Sobre a Inserção da Educação Física em Um Serviço de Saúde Mental
Por Luiz Alberto dos Santos Ferreira (Autor), José Geraldo Soares Damico (Autor), Alex Branco Fraga (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 39, n 2, 2017.
Resumo
Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.