Resumo

Dentro do campo profissional, entendido como espaço de forças e lugar de lutas e disputas de diversos agentes nele inserido, o ensino tem oscilado entre o movimento que possibilita a sua profissionalização e os processos que o proletarizam. A compreensão do trabalho docente na perspectiva da profissionalização exige, entre outras coisas, a fundamentação de saberes que possam operar na base da profissão, fato que exige novas relações entre o campo acadêmico, responsável pela formação na universidade e o campo educativo, vinculado ao exercício profissional da docência na escola. Esse processo está alicerçado na fundamentação de um novo paradigma para a prática profissional, baseado na racionalidade prática, trazendo à tona uma nova compreensão de Epistemologia da Prática dos agentes no interior de cada subcampo, tal como a Educação Física. Emerge desse contexto a necessidade de se analisar novos sentidos e significados para a prática pedagógica e seus processos de construção de saberes ligados às dinâmicas profissionais no trabalho docente. Nesse sentido, objetivamos investigar o processo de construção do paradigma da Epistemologia da Prática Profissional de professores de Educação Física ancorado na racionalidade prática, buscando fundamentá-lo e sistematizá-lo a partir dos saberes que compõem tanto a prática pedagógica quanto a formação profissional, bem como aqueles que realizam a mediação da relação entre universidade e escola. Para isso, optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa, a qual foi dividida em duas fases. Na primeira, analisou-se as compreensões de prática na formação e na intervenção profissional pelo campo acadêmico, à luz das representações de 7 professores formadores oriundos das 6 universidades públicas do Estado de São Paulo com cursos de licenciatura em Educação Física. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo com auxílio do software NVIVO e apresentados em dois eixos: principais desafios da prática na formação e na intervenção profissional e principais possibilidades na constituição paradigmática da Epistemologia da Prática nos campos acadêmico e profissional. Na segunda fase da pesquisa, focalizamos o campo profissional a partir de 3 procedimentos desenvolvidos com professores de Educação Física. Inicialmente aplicamos um questionário diagnóstico com uma amostra de 97 docentes desse componente curricular do Estado de São Paulo para um diagnóstico da realidade. Posteriormente, selecionamos 6 professores colaboradores respondentes do instrumento para a etapa de aprofundamento do estudo, baseada na observação de aulas por meio de um diário de campo, filmagens das ações, realização da técnica de Autoconfrontação Simples e, finalmente, entrevista por meio da trajetória de vida. Os dados também foram submetidos à Análise de Conteúdo com auxílio do NVIVO. Foi possível compreender que a Análise das Práticas se mostrou como uma estratégia importante para a ressignificação das ações docentes por meio de processos reflexivos que podem levar à transformação do habitus profissional e, consequentemente, alterar significativamente os modos de agir na prática pedagógica. O processo de fundamentação de saberes tem na prática profissional seu principal fator de edificação. Dessa forma, embora muitos ainda sejam os desafios em voga, consideramos que é preciso ressignificar as visões sobre prática dentro do campo profissional na Educação Física, uma vez que é fundamental compreendermos que os saberes docentes e o habitus profissional devem estar em consonância com o movimento de profissionalização do ensino atualmente.

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