Entre concepções, modelos, abordagens e propostas: constituindo o campo da Pedagogia do Esporte
Por Daniel Pedro de Matos Ferreira (Autor), Karine Ferreira da Silva (Autor), Tamyres Sandim Baêta Tavares (Autor), Renato Sampaio Sadi (Autor).
Resumo
Este artigo é uma revisão bibliográfica que investigou práticas de ensino de dez obras que referenciam o ensino e aprendizagem esportiva para discutir e problematizar a ação do professor. O objetivo do estudo se centrou na potencialização da capacidade crítica e reflexiva do profissional da área no estudo das tendências de ensino que foram elencadas de acordo com maior impacto e relevância na Pedagogia do Esporte e da Educação Física, incentivando um diálogo amplo que considere o homem dentro de sua totalidade e das especificidades e debates recentes da área. Considerando a complexidade do processo de ensino, foi defendida a ampliação da visão do professor em relação ao diálogo e articulação entre as tendências, buscando não delimitá-las, o que restringe seus significados e abrangência necessária no processo de ensino e na estruturação de uma prática pedagógica singular.