Resumo

O  presente  estudo  teve  como  objetivo  identificar  o  duplo  aspecto  educativo  do  Lazerreferente aos  registros de memoriase vivencias  de um  grupo de educandos do Curso deLicenciatura  Plena  em  Educação  Física  UEPA  junto  ao  processo  de  construção  daDisciplina  Dança.  Para  tal  desafio  os  educandos  se  propuseram  a  fazer  uma  pesquisa  desua  história  de  vida,  pesquisaram  os  movimentos  que  marcam  cada  fase  de  sua  vida  eidentificaram que tais movimentos estavam imbricados com seus momentos de lazer. Dessemodo, cada sujeito, a partir de sua partitura corporal construíram sua frase musical e juntosconstruíram o processo colaborativonuma ação coletiva de linguagens artísticas para alémda  Dança  que  culminou  num  Teatro  de  Sombras.  É  válido  ressaltar  que  a  maioria  doseducandos nunca antes tinham vivenciado nem a dança e nem o teatro.  Contudo, a propostatraduzia o lazer que fora vivenciado em períodos de vida dos educandos e, desse modo foiperceptível apreender no coletivo que o lazer tem um manancial de aspecto educativo quenos  possibilita  a  vivenciar  para  além  da  escrita  e  construir  ações  que  somente  com  aslinguagens artísticas nos dá a forma e o conteúdo para serem inscritos em nossa história devida. Sendo assim quando nos propomos viver o lazer este também nos suscita desprenderde si mesmo e Ser mais.


 

Acessar