Entre Danças, Teatro de Sombras, Linguagens Artísticas Culturais: Memórias e Vivências a Luz do Duplo Aspecto Educativo do Lazer
Por Marcelle Maciel (Autor), Natalia Nascimento (Autor), Vera Solange Pires Gomes (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar o duplo aspecto educativo do Lazerreferente aos registros de memoriase vivencias de um grupo de educandos do Curso deLicenciatura Plena em Educação Física UEPA junto ao processo de construção daDisciplina Dança. Para tal desafio os educandos se propuseram a fazer uma pesquisa desua história de vida, pesquisaram os movimentos que marcam cada fase de sua vida eidentificaram que tais movimentos estavam imbricados com seus momentos de lazer. Dessemodo, cada sujeito, a partir de sua partitura corporal construíram sua frase musical e juntosconstruíram o processo colaborativonuma ação coletiva de linguagens artísticas para alémda Dança que culminou num Teatro de Sombras. É válido ressaltar que a maioria doseducandos nunca antes tinham vivenciado nem a dança e nem o teatro. Contudo, a propostatraduzia o lazer que fora vivenciado em períodos de vida dos educandos e, desse modo foiperceptível apreender no coletivo que o lazer tem um manancial de aspecto educativo quenos possibilita a vivenciar para além da escrita e construir ações que somente com aslinguagens artísticas nos dá a forma e o conteúdo para serem inscritos em nossa história devida. Sendo assim quando nos propomos viver o lazer este também nos suscita desprenderde si mesmo e Ser mais.