Entre Deficiências e Supereficiências? Vivenciando a Inclusão das Diferenças
Por Cecília Fonseca Pessôa de Andrade Alves (Autor), Renato Vidal Linhares (Autor), Fabiano Lange Salles (Autor).
Resumo
Durante o II Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II foi oferecida uma oficina sobre inclusão com o objetivo de propor vivências que oportunizassem aos participantes uma experiência diferenciada, tentando deslocar a percepção para um novo olhar, para um diferente viés de observação. A oficina foi composta de quatro etapas: túnel dos sentidos, debate sobre a vivência no túnel e a base teórica sobre inclusão, criação ou seleção de jogos com a inserção de um participante simulando uma característica passível de exclusão e debate final sobre os jogos. Percebemos, ao final da oficina, que a inclusão é um tema atual e que incomoda os profissionais da Educação no cotidiano, que necessita de maiores discussões e de um incremento na formação continuada, pois é vivenciada a todo o momento, principalmente nas aulas de Educação Física Escolar.
Referências
ANDRADE, Cecília Fonseca Pessôa de. Olhares indisciplinados sobre o corpo disciplinado nas práticas escolares: uma questão de autonomia ou sujeição? 2002, 200p. Dissertação de Mestrado, Linha de Pesquisa em Conhecimento, Autonomia e Participação. PROPED, UERJ. Rio de Janeiro.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. MEC/SEESP, 2001. Disponível em: Acesso em 20 fev. 2016.
______. Congresso Nacional. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.
______. Congresso Nacional. Lei nº 13.146, 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: Acesso em 20 fev. 2016.
______. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.
______. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011. In: CHICON, J.F. Inclusão e Exclusão no contexto da Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 13- 38, jan./abr. 2008.
______. Decreto n° 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.
_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 2009. Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.
BLANCO, Leila M.V.; GLAT, Rosana. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p. 15-35
KELMAN, Celeste Azulay. Multiculturalismo e Surdez: uma questão de respeito às culturas minoritárias. In: Eulalia Fernandes (org.). Surdez e Bilinguismo. 1ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 87-103
PORTOCARRERO, Vera. Instituição escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade – Dossiê Michel Foucault. Issn 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online), UFRG, jan/jun 2004. v. 29, n. 1. Disponível em: Acesso em 28 fev. 2016.
ROMERO, Rosana Aparecida Silva; SOUZA, Sirleine Brandão de. Educação Inclusiva: alguns marcos históricos que produziram a educação atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 8., 2008, Curitiba. Anais do evento. Curitiba: Ed. Champagnat, 2008. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2015.
SALLES, Fabiano Lange. Educação Física, Síndrome de Asperger e Inclusão: interações possíveis. In: SEMINARIO INTERNACIONAL – AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: transformações e subversões na atualidade, 7., 2013, Seminário REDES. UERJ. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2015.
SAMPAIO, Leonardo Rodrigues, CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos & ROAZZI, Antonio. Revisão de Aspectos Conceituais, Teóricos e Metodológicos da Empatia. Psicologia, Ciência e Profissão. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 212-227. ISSN 1414-9893. Disponível em: Acesso em 25 fev. 2016
SANTOS, Mônica Pereira. Dialogando sobre Inclusão em Educação; contando casos (e descasos). 1. ed. Curitiba: Ed. CRV, 2013. v. 1, 88p
________. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista Movimento – Faculdade de Educação UFF. Niterói: mai 2003, n. 7, pp.78-91.
SANTOS, Mônica Pereira; MELO, Sandra Cordeiro de. (org) Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba: Ed. CRV, 2009.
SILVA. Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA T.T.; HALL. S.; WOODWARD. K. (orgs.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca/Espanha: UNESCO, 1994. Disponível em: Acesso em: 30 out. 2015.
XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Educação Inclusiva. In: CANEN. A.; SANTOS, A.R. dos (orgs.). Educação Multicultural: Teoria e Prática para professores e Gestores em Educação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. p. 17-40.