Entre Jogos, Vivências e Valores: Relatos de Quem Compreendeu Que Nunca Será Somente Um Jogo
Resumo
O esporte em suas diversas facetas é indiscutivelmente um dos fenômenos de transformação. Quando inserido no contexto escolar, há àqueles que o defendem com unhas e dentes e há aqueles que mantém um pé atrás. Uma das formas de entender melhor a importância desse fenômeno no contexto escolar e a influência da competição esportiva para os alunos, é parar para ouvir os sujeitos em questão. Por isso, o objetivo do presente artigo é trazer relatos de adolescentes que viveram o esporte escolar em sua vertente competitiva. Além da aprendizagem de gestos técnicos, observa-se, em seus discursos, a absorção dos valores subjacentes na prática esportiva. Enfatizando, assim, a ideia de que nunca será somente um jogo.
Referências
1 Freire JB. Educação Física escolar, celeiro de atletas olímpicos: o infalível método de detecção e desenvolvimento de talentos esportivos. In: Remonte JG, Polito LFT. Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? Várzea Paulista, SP: Fontoura; 2018.
2 Remonte JG. Esporte de rendimento x Educação Física escolar: dá jogo? In: Remonte JG, Polito LFT. Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? Várzea Paulista, SP: Fontoura; 2018
3 Zimmermann, MA. O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros [dissertação]. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; 2019
4 Perez CR, Zimmermann MA. Educação Olímpica e a Base Nacional Comum Curricular: uma aproximação entre esporte e educação. Olimpianos - Journal of Olympic Studies. 2018; 2(3): 555-568.
5 Zimmermann, MA. Quando e onde se forma a experiência olímpica do atleta. Revista USP 2016; 110: 79-84
6 Quintilio NK, Marconi JR, Rabelo IS. Escala de Educação e Valores Olímpicos (EEVO-15): O desafio de mensurar valores humanos na prática educativa. Olimpianos – Journal of Olympic Studies. 2018; 2(3): 510-527.
7 Binder DL. Olympic values education: evolution of a pedagogy. Educational Review. 2012; 64(3): 275-302
8 Perez CR, Rubio K. The understanding of olympic values by brazilian olympic athetes. International Journal of Humanities Social Sciences and Education. 2014; 1(12): 37-43.
9 Bento JO. Do desporto: Necessidade de recordar e avivar seu legado. Olimpianos – Journal of Olympic Studies. 2019; 3: 1-26.
10 Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes; 2007.
11 Zimmermann MA. Educação no Esporte. A jornada das Olimpíadas Estudantis. In: Rubio K. Preservação da Memória - A responsabilidade social dos Jogos Olímpicos. São Paulo: Keops; 2014.
12 Rubio K. Não é só quem sobre no pódio que merece ser chamado de herói. Folha de São Paulo, 2019 [citado em 04 fev. 2020]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2019/09/nao-e-so-quem-sobe-no-podio-que-merece-ser-chamado-de-heroi.shtml?origin=folha#.
13 Sawitzki RL. Esporte escolar: Aspectos pedagógicos e de formação humana. São Leopoldo, RS: UNISINOS; 2007.
14 Rubio K. Esporte na escola faz parte da educação com E maiúsculo. Folha de São Paulo, 2019 [citado 20 jan. 2020] Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2019/11/esporte-na-escola-faz-parte-da-educacao-com-e-maiusculo.shtml.