Resumo
A pesquisa apresenta como objeto de estudo o trato das sexualidades nas aulas de Educação Física. Entendemos que discutir na escola essa temática é muito importante, pois já faz parte do dia a dia dos/as estudantes e está presente também na escola. Temos como objetivo geral conhecer, problematizar e compreender como se dá a homofobia nas aulas de educação física do ensino fundamental, bem como apontar formas de intervenção pedagógica no combate a essa opressão. Para isso pontuamos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as concepções dos/as alunos/as relacionadas às questões de gêneros e sexualidades; b) identificar e descrever como ocorre a homofobia nas aulas de Educação Física; c) desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica para discutir as questões de gêneros, as sexualidades e a homofobia nas aulas de Educação Física. A pesquisa é exploratória, com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Foi realizada numa Escola Estadual do município de Extremoz/RN, tendo como participantes da pesquisa alunos/as de uma turma do 9o ano matutino (32 alunos/as) e outra do 9o ano vespertino (28 alunos/as), do ensino fundamental. Os instrumentos para o levantamento dos dados da pesquisa foram o questionário diagnóstico e as oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que 72,7% dos/as estudantes já presenciaram cenas de homofobia, que ocorrem principalmente através das ofensas e “brincadeiras” nas aulas de Educação Física. As concepções da maioria dos/as estudantes relacionada aos gêneros são que os/as alunos/as não devem ser separados por gênero e nem ter conteúdos diferentes. Em relação à sexualidade, aferimos que a figura masculina ainda está muito ligada, na percepção deles/as, à força e à virilidade, enquanto a mulher está associada à sutileza e à delicadeza. Concluímos que, no decorrer da pesquisa, a maioria dos/as alunos/as se expressou contra a homofobia e apontou alternativas para minimizá-la nas aulas de Educação Física. Através das oficinas pedagógicas proporcionamos aos/às estudantes vários momentos que consideramos enriquecedor para os/as alunos/as, a pesquisadora e a Educação Física Escolar.