Resumo

Este estudo apresenta a relação entre criatividade e processo ensino-aprendizagem, no que concerne à metodologia adotada pelo professor e o desenvolvimento do potencial criativo do aluno. O objetivo é identificar o ato criativo e suas correlações com a conduta do indivíduo, o ambiente e o domínio ou área de atuação. Inicia por traduzir criatividade e entender seu significado na comuni-cação, situar historicamente a criatividade e sua concepção sob o olhar de autores de Psicologia, Filosofia e Pedagogia. A autora faz alusão ao dissa-bor de algumas posturas pedagógicas e de corno a aprendizagem pode ser sedutora. O texto aborda aspectos inerentes ao ato criativo, como a afetividade e a percepção, e sentimentos propulsores da cria-ção, como a imaginação, o desejo e o prazer, aspec-tos esses imbricados no movimento mental-cognitivo que finaliza com o pensamento divergente e a obra criativa. O sujeito, que cria, também é foco desse estudo, que relata acepções de diferentes autores sobre a personalidade,comportamento e tempera-mento do criador e sua condição de vida: o ambiente cultural, o estado afetivo-emocional, as relações inter-pessoais. Na descrição dessa condição, se faz alusão tanto à condição favorável como às ditas desfavoráveis. Mesmo assim ou por essa razão, há criatividade, Analisa a produção de textos sobre a cultura corporal, elaborados pelos alunos matricu-lados na disciplina Ed. Física dos Cursos de Pedago-gia, Ed. Artística e Matemática da Universidade do Estado do Pará - UEPa, a partir dessa sustentação teórica, bem como o questionário por eles respon-didos, que revela os itens observados pelos estudi-osos e que são indicadores para falar sobre criatividade: a pessoa, os observadores e o campo de domínio. Fala sobre as variáveis que podem inter-ferir no desenvolvimento dos conteúdos, na reelaboração de informações e em como se dá o processo cognitivo e a criação, interrelacionando-os com a metodologia adotada e a produção criativa, nesse estudo a produção dos textos dos alunos. O estudo aponta para a revisão do referencial teórico sobre aprendizagem e aquisição do conhecimento humano, para a adoção de uma metodologia que permita ao aluno aprender, a partir da visão holonõmica e da corporeidade, que incentive o pensamento divergente e valorize o ambiente cultural.