Entre o Tradicional e o Eletrônico: Significados do Brincar Para Crianças de Uma Escola Pública de Piracicaba-sp.
Por Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes (Autor), Ida Carneiro Martins (Autor), Adalberto dos Santos Souza (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 3, n 2, 2016.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas, assim como os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP. Quando se trata do brincar há uma tendência a se valorizar os jogos e brincadeiras tradicionais em detrimento dos jogos e brincadeiras eletrônicos, isso devido ao fato de que, no segundo caso, o brincar ocorre mediado pela tecnologia. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada junto a crianças de 9 a 10 anos de uma escola pública de Piracicaba-SP. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados das entrevistas foi baseada nos princípios antropológicos e no referencial sociocultural. Os resultados indicaram que as crianças investigadas brincam tanto dos jogos e brincadeiras tradicionais como eletrônicos. Os jogos eletrônicos possuem também tradição. O brincar para essas crianças investigadas está relacionado a um ato coletivo, a aprender coisas novas e também em sentido compensatório das atividades cotidianas.