Entre socos e chutes Uma revisão sistemática do ensino das lutas na educação física escolar
Por Ana Carolina Correia da Silva Rabelo (Autor), Bruno Fernandes Antunez (Autor).
Resumo
As lutas, como conteúdo da Educação Física escolar, são pouco exploradas devido às insuficiências na formação docente, à escassez de recursos e aos estigmas que as associam à violência. No entanto, observa-se um interesse crescente por essa prática, impulsionado pela mídia e pela popularização dos esportes de combate. Assim, este estudo objetivou reunir e analisar artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES entre 2019 e 2024 sobre o ensino de lutas na educação básica utilizando uma revisão sistemática, conduzida pela estratégia PRISMA e selecionando 11 estudos científicos. Os resultados evidenciam os benefícios das lutas e que sua eficácia na implementação no currículo escolar pode ser potencializada pelo uso de abordagens metodológicas como os jogos de oposição e pelo fortalecimento da formação continuada dos docentes. Conclui-se que as lutas se configuram como uma ferramenta educativa poderosa, promovendo valores éticos, sociais e culturais, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
Referências
ALMEIDA, Maycon Ornelas et al. A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 44, p. 1-9, 2022.
BECKER, Andreia Cristine; HARNISCH, Gabriela Simone; BORGES, Gustavo André. O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do oeste do Paraná. Pensar a prática, v. 24, p. 1-21, 2021.
CISNE, Mabel Dantas Noronha et al. Formação e prática pedagógica na educação física escolar: a percepção dos professores sobre a temática lutas. Research, society and development, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2022.
COSTA, João Augusto Galvão Rosa; TERRA, Dinah Vasconcellos. A educação física nos anos finais do ensino fundamental: desafios, experiências e possibilidades para o ensino das lutas na escola. Revista de educação, ciência e cultura, v. 25, n. 2, p. 307-318, 2020.
FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Revista de educação popular, v. 19, n. 3, p. 256-273, 2020.
FERREIRA, Nicoly Rocha et al. Inserção das lutas na educação física escolar da cidade de Muriaé-MG. Pensar a prática, v. 24, p. 1-19, 2021.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014.
HARNISCH, Gabriela Simone et al. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de educação física e esporte. v. 18, n. 1, p.179-184, 2018.
LOPEZ, Paulo Cesar Grulett; GOLIN, Carlo Henrique; RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de educação física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a prática, v. 22, p. 1-12, 2019.
MARIANO, Eder Rodrigo et al. Elas podem se machucar: As Lutas no combate ao preconceito de gênero na educação física escolar. Research, society and development, v. 10, n. 3, p. 1-16, 2021a.
MARIANO, Eder Rodrigo et al. Artes marciais e esportes de combate na educação física escolar: interface filosófica-educacional na perspectiva discente. Research, society and development, v. 10, n. 7, p. 1-13, 2021.
MOHER, David et al. The PRISMA Group. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, n. 2, p. 335-342, 2015.
NOGUEIRA, Victor Lailson dos Santos; PEREIRA, Carlos Alexandre Holanda; MEDEIROS, Jarles Lopes de. As contribuições da psicomotricidade para o ensino de lutas na escola. Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-16, 2021.
PAIM, Tiago et al. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de educação física. Conexões, v. 19, p. 1-20, 2021.
PEREIRA, Michael Jeferson Pinheiro; SAUAIA, Gustavo Rachid Mesquita; OLIVEIRA, Lucio Carlos Dias. Lutas nas aulas de educação física: dificuldades e possibilidades. FIEP Bulletin, v. 91, n. 1, p. 164-175, 2021.
PONTES, João Airton de Matos; LOPES, Rafael Rodrigues. A prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza. Educação em debate, v. 41, n. 78, p. 33-38, 2019.
REIS, Lion Matheus Cardoso dos; MIRANDA, André Luis Ferreira. O conteúdo lutas nas aulas de educação física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá - PA. Instrumento: revista de estudos e pesquisas em educação, v. 22, n. 1, p. 120-136, 2020.
RODRIGUES, Alba Iara Cae; ANTUNES, Marcelo Moreira. Ensinando lutas na escola: percepções e expectativas de dirigentes do ensino fundamental. Revista Valore, v. 4, n. 1, p. 885-899, 2019.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de educação física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de professor, v. 25, p. 1-20, 2022.
SCHÜTZ, Gustavo Ricardo; SANT’ANA, Antônio Sérgio Santos; SANTOS, Saray Giovana dos. Política de periódicos nacionais em educação física para estudos de revisão/sistemática. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, v. 13, n. 4, p. 313-319, 2011.