Entrevista: Prof. Dr. Allyson Carvalho de Araújo (por Alison Pereira Batista)
Por Allyson Carvalho de Araújo (Autor), Alison Pereira Batista (Autor).
Resumo
Entrevista realizada com Allyson Carvalho de Araújo por Alison Pereira Batista, para a seção temática “Educação Física brasileira e desafios contemporâneos: responsabilidades, compromissos e diálogos com as mídias, tecnologias e cultura digital”, da Motrivivência (LaboMídia/UFSC), em edição associada ao GTT 2 – Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) – realizada em julho de 2024.
Referências
ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Márcio Romeu ribas de. Digitally Supported Assessment in Physical Education with a Social Pedagogy Perspective. In: Dania, Aspasia; Farias, Cláudio. (Org.). Social Pedagogy in Physical Education: Human-Centred Practice.Oxon: Routledge, 2024, v. 1, p. 1-11.
ARAÚJO, Allyson Carvalho; BATISTA, Alison Pereira; SOUSA, Dandara Queiroga Oliveira de; BARROS, Joyce Mariana Alves.; OLIVEIRA, Márcio Romeu ribas de; TINOCO, Rafael de Góis. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. Natal: EDUFRN, 2016.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2017.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Elementos do pós-moderno na representação do esporte no cinema contemporâneo. 2012. 154 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
ARAÚJO, Allyson Carvalho.; CAVALCANTE, Éverton. Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. Revista E-CURRICULUM (PUCSP), v. 21, p. e61515, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515
ARAÚJO, Allyson Carvalho; SURDI, Aguinaldo Cesar. Contribuições da fenomenologia para a Educação Física escolar brasileira: caminhos para o campo da comunicação e para a área curricular de linguagens. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. e18402, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.18402. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18402.
BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2023.
CHAVES, Paula Nunes; BARROS, Joyce Mariana Alves; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira; COSTA, Ana Luiza Silva; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 150–163, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n44p150. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150.
FREIRE, Elisabete dos Santos; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; ARAÚJO, Allyson Carvalho de; SILVA, Cibele Câmara da; TINÔCO, Rafael de Gois; SILVA, Antonio Jansen Fernandes da; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 22, p. 950 - 965. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9288.
Kirk, David. Physical Education Futures. New York: Routledge, 2010.
ZYLBERBERG, Tatiana P.; COSTA, Alan Q.; POFFO, Bianca N.; DIEDER, Janaina A.; MENDES, Diego S. Grupo de trabalho temático de comunicação e mídia (GTT2): Cenários e perspectivas a partir de contribuições do comitê científico. In: VII Congresso CBCE | Região Sudeste III Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação Física Escolar IV Encontro de Práticas Pedagógicas e Inclusivas e Esportivas, 2022, São Paulo. Anais do VII Congresso Sudeste de Ciências do Esporte; III Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação Física Escolar, IV Encontro de Práticas Pedagógicas e Inclusivas e Esportivas. São Paulo: CBCE, 2022. p. 12-44.
MARCHI JR., Wanderley. “Sacando” o Voleibol. São Paulo: Hucitec; Ijuí: Unijuí, 2004.
OLIVEIRA, Nathalia Dória et al. Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e004421, 2021. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004421
SILVA, Antônio Jansen Fernandes da et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à covid-19 (SARS-COV-2). Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n. 10618, p.1-27, 2021.