Editora Organização Pan-Americana da Saúde. Brasil 2005. 60 páginas.

Sobre

Este Projeto de Política de Saúde busca dar informações para a discussão e formulação de planos de ação que promovam um envelhecimento saudável e ativo. Foi desenvolvido pela Unidade de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma contribuição para a Segunda Assembléia Mundial das Nações Unidas sobre Envelhecimento realizada em abril de 2002, em Madri, Espanha.

A versão preliminar deste projeto foi intitulada "Saúde e Envelhecimento: Um Trabalho para Discussão" foi publicado em 2001 e traduzido para francês e espanhol. No mesmo ano, foi amplamente divulgado para recebimento de críticas e sugestões (inclusive em oficinas realizadas no Brasil, Canadá, Países Baixos, Espanha e Reino Unido). Em janeiro de 2002, realizou-se um encontro de especialistas no Centro para o Desenvolvimento da Saúde da OMS em Kobe, Japão, com 29 participantes originários de 2 países. Recomendações e comentários detalhados provenientes desse encontro, além das críticas e sugestões recebidas anteriormente, foram compilados para completar esta versão final.

Uma monografia complementar, intitulada "Envelhecimento ativo: da evidência à ação", está sendo preparada em colaboração com a Associação Internacional de Gerontologia (AIG) e estará disponível no sítio http://www.who.int/hpr/ageing, onde também são fornecidas informações sobre envelhecimento sob uma perspectiva de curso de vida.

Uma contribuição da Organização Mundial da Saúde para a Segunda Assembléia Mundial sobre Envelhecimento
Madri, Espanha, abril de 2002

Acessar