Envolvimento Esportivo e Escolar: Percepções de Alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos
Por Larissa Fernanda Porto Maciel (Autor), Alexandra Folle (Autor), Paulo Henrique Xavier de Souza (Autor), Gilberto Vaz (Autor), William das Neves Salles (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 25, n 4, 2017. 12 Páginas.
Resumo
O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.Referências 1. Guedes DP. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz. 1999; 5: 1-6. MACIEL et al. R. bras. Ci. e Mov 2017;25(4):92-103. 102 2. Correia CAJ. Entre a Profissionalização e a Escolarização: projetos e campo de possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama, 7-258. [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ; 2014. 3. Azevedo MF, Santos W, Costa FR, Soares AJG. Formação escolar e formação esportiva: caminhos apresentados pela produção acadêmica. Movimento. 2017; 23: 185-200. 4. Tubino MJG. Dimensões sociais do esporte. 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