Resumo

O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.Referências 1. Guedes DP. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz. 1999; 5: 1-6. MACIEL et al. R. bras. Ci. e Mov 2017;25(4):92-103. 102 2. Correia CAJ. Entre a Profissionalização e a Escolarização: projetos e campo de possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama, 7-258. [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ; 2014. 3. Azevedo MF, Santos W, Costa FR, Soares AJG. Formação escolar e formação esportiva: caminhos apresentados pela produção acadêmica. Movimento. 2017; 23: 185-200. 4. Tubino MJG. Dimensões sociais do esporte. 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