Epistemologia da Prática Pedagógica no Esporte Mapeamento a Partir de Um Instrumento Metodológico
Por Alcides José Scaglia (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 274, 2021.
Resumo
Ciência do conhecimento humano, a epistemologia, também sustentáculo da prática pedagógica e das teorias da aprendizagem,é amparada por três vertentes conceituais - a inatista ou apriorista, a empirista e a interacionista - que, por sua vez, dão luz à diferentes abordagens de ensino e saberes pedagógicos que sustentam o processo de aprendizagem e ação docente na Educação Física e no esporte. O objetivo do estudo, assim, passou por elucidar os procedimentos de construção de um instrumento metodológico que mapeie as bases epistemológicas de profissionais e futuros profissionais de Educação Física e esporte, materializado pela aplicação de um questionário fechado com estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Educação Física e Ciências do Esporte. O estudo, desse modo, tem natureza quali-quantitativa e caráter descritivo-exploratório.Ainda que tenham denotado maior aproximação aos preceitos pedagógicos interacionistas, houve, em maior ou menor medida, relevante identificação dos estudantes com as outras teorias do conhecimento. Evoca-se, assim, a importância de se fomentar reflexões quanto às teorias pedagógicas e epistemológica que sustentam a prática de ensino esportivo, de modo a minimizar contradições na ação docente.
Referências
Amade-Escot, C., Elandousi, S., e Verscheure, I. (2015). Physical education in Tunisia: teachers’ practical epistemology, students’ positioning and gender issues. Sport, Education and Society, 20(5), 656–675. https://doi.org/10.1080/13573322.2014.997694
Aguiar, B., Correia, W., e Campos, F. (2011). Uso da Escala Likert na Análise de Jogos. In: Anais do X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 07-09 de novembro. Salvador. http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/short/91952.pdf
Aranha, M.L.A. (2006). História da educação e da pedagogia: geral e Brasil (3ª ed. revista e ampliada). Editora Moderna.
Aranha, M.L.A. (2010). Filosofia da educação (3ª ed. revista e ampliada). Editora Moderna.
Becker, F. (2003). A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Artmed Editora.
Becker, F. (2008). Aprendizagem: concepções contraditórias. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética, 1(1), 53-73. https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p53-73
Behrens, M.A. (2013). O paradigma emergente e a prática pedagógica (6ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes.
Betti, M. (2016). Perspectivas na formação profissional. In: W.W. Moreira (org.), Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI (17ª ed.) (p. 239-254). Editora Papirus.
Borges, C.M.F. (2004). O professor de educação física e seus saberes profissionais. JM Editora.
Carneiro, K.T., Silva, B.A.R., e Santos, B.S.C. (2019). O debate científico na educação física e seus desdobramentos expressos nos Trabalhos de Conclusão de Curso em uma universidade no estado de Minas Gerais. Corpoconsciência, 23(1), 25-36. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7656
Chow, J.Y., Davids, K., Button, C., Shuttleworth, R., Renshaw, I., e Araújo, D. (2006). Nonlinear pedagogy: a constraints-led framework to understand emergence of game play and skills. Nonlinear Dynamics, Psychology and Life Sciences, 10(1), 71-104. https://psycnet.apa.org/record/2007-00570-004
Côté, J., e Gilbert, W. (2009). An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science and Coaching, 4(3), 307-323. https://doi.org/10.1260/174795409789623892
Cunha, A.M.O. (2001). A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuada. Ciência & Educação, 7(2), 235-248. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200007
Dalbosco, C.A. (2012). Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação (PUC-RS), 35(2), 268-276. https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11640
Dutra, L.H.A. (2002). Epistemologia da aprendizagem. DP&A Editora.
Dutra, L.H.A. (2010). Introdução à epistemologia. Editora Unesp.
Franco, A. (1997). Metodologia de ensino: Didática. Editora Lê.
Franco, M.A.S. (2008). Pedagogia como ciência da educação (2ª ed.). Editora Cortez.
Freire, J.B.S. (1996). Esporte educacional. In: C.A.S. Barbieri (org.), Esporte educacional: uma proposta renovada. Universidade Federal de Pernambuco/UPE-ESEF/MEE/INDESP.
Freire, J.B.S. (2000). Pedagogia do esporte. In: W. W. Moreira, e R. Simões (orgs.), Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Editora UNIMEP.
Freire, J.B.S., e Scaglia A.J. (2010). Educação como prática corporal (2ª ed.). Editora Scipione.
Galatti, L.R., Scaglia, A.J., Reverdito, R.S., e Seoane, A.M. (2014). Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos esportes coletivos. Revista de Educação Física/UEM, 5(1), 153-162. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.21088
Giusta, A.S. (2013). Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista- UFMG, 29(1), 20-36. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100003
Kuhn, T. (2017). A estrutura das revoluções científicas [trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira] (13ª ed.). Editora Perspectiva.
Likert, R. (1932) A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. 22, 1-55. https://psycnet.apa.org/record/1933-01885-001
Lima, P.G. (2013). Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Editora Unaspress.
Mafra, S.C.T. (1999). Elaboração de check list para desenvolvimento de projetos eficientes de cozinhas a partir de mapas mentais e escala Likert [Tese Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis]. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81032
Mantovani de Assis, O.Z. (2010). A posição epistemológica de Jean Piaget. In: O. Z. Mantovani de Assis, e M. C. Assis, PROEPRE: fundamentos teóricos da educação infantil. Gráfica FE, IDB.
Mayring, P. (2014). Qualitative content analysis: theoretical foundation, basic procedures and software solution. Institute of Psychology and Center for Evaluation and Research.
Mizukami, M.G.N. (2019). Ensino: as abordagens do processo. Editora EPU.
Moraes, M.C. (2010). O paradigma educacional emergente (14ª ed.). Editora Papirus.
Morin, E. (2011). Os sete saberes necessários à educação do futuro [trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya] (2ª ed.). Editora Cortez.
Morin, E. (2018). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento [trad. Eloá Jacobina] (24ª ed.). Editora Bertrand Brasil.
Mortimer, E.F. (1995). Conceptual change or conceptual profile change? Science Education, 4, 267-285. https://doi.org/10.1007/BF00486624
Nogueira Silva, L.F. (2020). A epistemologia do professor: questões didático-metodológicas no ensino da educação física [Dissertação Mestrado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas].
Pereira, M.C., e Lima, P.G. (2017). Sobre o racionalismo e o empirismo no campo pedagógico. Ensaios Pedagógicos, 1(1), 67-76. http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/8
Peres, C.M., Vieira, M.N.C.M., Altafim, E.R.P., Mello, M.B., e Suen, K.S. (2014). Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina Ribeirão Preto (Online), 47(3), 249-255. https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86611
Pimenta, S.G. (2020). Saberes pedagógicos e atividade docente (8ª ed.). Editora Cortez.
Renshaw, I., Davids, K., Shuttleworth, R., e Chow, J.Y. (2009). Insights from ecological psychology and dynamical systems theory can underpin a philosophy of coaching. International Journal of Sport Psychology, 40(4). 580-602. https://eprints.qut.edu.au/29406/
Richards, K.A.R, Gaudreault, K.L, e Starck, J.R. (2018). Physical education teachers’ perceptions of perceived mattering and marginalization. Physical Education and Sports Pedagogy, 23(4), 445-459. https://doi.org/10.1080/17408989.2018.1455820
Sanchotene, M.U., e Molina Neto, V. (2006). Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente: perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física. Pensar a prática, 9(2), 267-280. http://hdl.handle.net/10183/87004
Scaglia, A.J., Reverdito, R.S., Leonardo, L., e Lizana, C.J.R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, 19(4), 227-249. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115328881011
Scaglia, A.J., Reverdito, R.S., e Galatti, L.R. (2014). A contribuição da Pedagogia do Esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: A. Marinho, J.V. Nascimento, e A.A.B. Oliveira (orgs.). Legados do esporte brasileiro (pp. 45-86). Editora UDESC.
Scaglia, A.J., e Reverdito, R.S. (2016). Perspectivas pedagógicas do Esporte no século XXI. In: W.W. Moreira (org.), Educação física e esporte no século XXI (17ª ed.). Editora Papirus.
Schommer-Aikins, M. (2004). Explaining the epistemological belief system: introducing the embedded systemic model and coordinated research approach. Educational Psychologist, 39(1), 19-29. https://doi.org/10.1207/s15326985ep3901_3
Schön, D.A. (1998). El profesional reflexivo: cómo piensan los profesionales cuando actúan [trad. Jose Bayo]. Editorial Paidós.
Schön, D.A. (2018). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Editora Penso.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional (17ª ed.). Editora Vozes.
Vasconcellos, M.J.E. (2013). Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência (10ª ed.). Editora Papirus.
Wallhead, T., e Dyson, B. (2017) A didactic analysis of content development during cooperative learning in primary physical education. European Physical Education Review, 23(3), 311–326.https://doi.org/10.1177/1356336X16630221
Yildizer, G. (2020). Epistemological belief differences between prospective physical education teachers and coaches with and without coaching experience. Journal of Teaching, Research, and Media in Kinesiology, 6, 1–6. https://eric.ed.gov/?id=EJ1246784
Yin, R (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Editora Pe