Equação Preditora de Idade óssea na Iniciação Esportiva Através de Variáveis Antropométricas
Por Breno Guilherme de Araujo Tinoco Cabral (Autor), Suzet de Araujo Tinoco Cabral (Autor), Roberto Vital (Autor), Kenio Costa de Lima (Autor), Tabata Alcantarav (Autor), Victor Machado Reis (Autor), Paulo Moreira Silva Dantas (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 2, 2013. Da página 99 a 103
Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente o desempenho esportivo tem se desenvolvido de forma rápida e concreta, exigindo, dessa forma, uma eficiente evolução das diferentes áreas das ciências do esporte, oferecendo o suporte cientifico necessário à continuidade desse fenômeno.
OBJETIVO: O estudo em questão teve como objetivo desenvolver uma equação matemática preditora de idade óssea de jovens atletas, com base em variáveis antropométricas.
MÉTODOS: Para se alcançar o resultado final foram medidas dobras cutâneas, perímetros corporais e diâmetros ósseos, idade cronológica e idade óssea. O tratamento estatístico utilizou a correlação entre as variáveis, a regressão linear múltipla com modelagem backward.
RESULTADO: Se obteve como resultado final um modelo de equação que explica 75,4% da variação da idade óssea com r = 0,868 e R2 = 0,754, utilizando idade cronológica, estatura, dobra tricipital, perímetro corrigido de braço e diâmetros de fêmur e úmero.
CONCLUSÃO: Concluiu-se a partir dos resultados, que esse tipo de modelo revela valores aproximados aos observados através da radiografia de mão e punho, tornando-se importante na observação do estágio maturacional através de testes de fácil aplicabilidade por profissionais da área esportiva.